Prefeitura Municipal de Guarapuava
Equipe da Prefeitura de Pinhão conhece as ações da Secretaria de Agricultura de Guarapuava
comitiva de pinhao conhece o programa vidda rural (8)

O secretário de Agricultura, Itacir Vezzaro, e os participantes do Programa Vida Rural do Distrito do Guará receberam uma comitiva do município de Pinhão que veio para conhecer o trabalho de incentivo à produção e desenvolvimento da agricultura familiar promovida pela Prefeitura de Guarapuava. A secretária de Indústria e Comércio de Pinhão, Adriana da Silva Moraes, o engenheiro agrônomo da Emater, Nilo Bragagnolo, e os representantes da Secretaria de Agricultura, Dirnei Dutra Lopes e Wagner Schwanke, iniciaram a visita pelas propriedades dos irmãos Zorzi, que há mais de um ano regularizaram seu trabalho de produção de queijos e embutidos e hoje mantém duas agroindústrias familiares, das 29 espalhadas pelo interior do município.

Vezzaro explicou a estrutura dos programas desenvolvidos em Guarapuava e o acompanhamento técnico fornecido aos produtores rurais, desde a regularização fundiária, a inspeção sanitária, capacitação e melhoramento tecnológico, além do acesso a máquinas, equipamentos e insumos. “Nosso compromisso é com a oportunidade de aumentar a renda e a qualidade de vida da população rural de Guarapuava. Já investimos mais R$ 13 milhões em equipamentos, máquinas, insumos e habitações para as famílias de pequenos produtores rurais, assim possibilitamos indiretamente que milhares de pessoas possam adquirir alimentos orgânicos”, elucida o secretário.

A equipe de visitantes, acompanhada pelo gerente geral da agência do Banco do Brasil de Guarapuava, Marcio Rockembach, ouviu depoimentos da rotina e aperfeiçoamento do trabalho dos produtores. “Buscamos melhorar nossa produção diariamente, aprendemos a ter esta visão com o secretário Itacir que sempre nos recebe e nos ajuda a solucionar as dificuldades que vão aparecendo, mostrando que somos capazes e que devemos acreditar em nossos sonhos”, conta Odair Zorzi, que participa de quatro feiras do Produtor Rural e está ampliando seu empreendimento, buscando parcerias para ter seus produtos comercializados em supermercados de Guarapuava.

Sonho de uma vida melhor. Esta é a motivação das famílias do Assentamento Bananas que produzem e comercializam verduras e legumes miniprocessados nas Feiras do Produtor, Feira Solidária e também para a merenda escolar municipal. Além de conhecer os equipamentos, os visitantes degustaram um delicioso café da manhã. Para a secretária de Indústria e Comércio de Pinhão, este é, comprovadamente, um trabalho que entende o contexto das pessoas e as estimula a nunca desistir, o que garante mais chances de obter resultados positivos. “Queremos aplicar estas ideias em nosso município. É muito honroso este trabalho de incentivo à produção de alimentos e geração de renda”, aponta. O grupo também conheceu a sede da Carmug (Central das Associações Rurais de Guarapuava) e a Feira do Produtor da Paróquia Dom Bosco, na Vila Carli.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet