Prefeitura Municipal de Guarapuava
Equipe da Prefeitura de Guarapuava conhece projetos desenvolvidos pela Secretaria da Mulher de Apucarana
visita (1)

Uma comitiva da Prefeitura de Guarapuava esteve em Apucarana para conhecer os programas desenvolvidos pela Secretaria da Mulher e Assuntos da Família de Apucarana que são destaque em eventos pelo Brasil. Como exemplo tem o Programa de Economia Solidária e Protagonismo Feminino, que tem foco na autonomia financeira e geração de renda com cursos profissionalizantes e encaminhamento ao mercado de trabalho; e o Centro de Atendimento à Mulher (CAM), onde as apucaranenses têm acesso gratuito a atendimento social, psicológico e jurídico, com toda assessoria para que a pessoa encontre um caminho que a liberte do ciclo de violência. A visita ocorreu nesta quarta-feira (31)

“Conheci as iniciativas de Apucarana durante as reuniões mensais de uma câmara técnica fomentada pelo Governo do Paraná, em Curitiba, e chegamos com o interesse inicial de trocar experiências no campo do atendimento à mulher em situação de violência, pois temos em Guarapuava o serviço de abrigo, mas não temos uma legislação como Apucarana, que criou um programa de auxílio-moradia às vítimas. A visita acabou sendo ainda mais proveitosa do que imaginávamos, pois tivemos acesso a outras iniciativas fortalecedoras executadas por Apucarana e que certamente são aplicáveis a nossa realidade”, assinalou a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Priscila Schran de Lima, que estava acompanhada de psicóloga, advogada, assistente social e técnicas da Prefeitura de Guarapuava.

Além do auxílio para mulheres em situação de violência, regulamentado pela Lei Municipal nº 090/2015, outras ações que chamaram a atenção da comitiva. O grupo percorreu as instalações de comercialização da economia solidária (Espaço Mulher I e Unidade Rural do Pirapó), empreendimento solidário Estúdio M e o empreendimento Arte Fibra Bananeira, ambos idealizados por mulheres capacitadas pela Rede de Economia Solidária da prefeitura. Também conheceu o funcionamento do CAM (Centro de Atendimento à Mulher) e o Centro de Oficinas da Mulher, que promove cursos profissionalizantes em diversas áreas. “Repassamos toda questão documental necessária para oficialização dos programas, como a elaboração de leis e regulamentações, caminhos para a mobilização da sociedade, como a realização de audiências públicas, e em cada agenda elas puderam conversar com as equipes conhecendo a rotina de trabalho dos profissionais”, afirma a secretária da Mulher e Assuntos da Família de Apucarana, Denise Canesin Moisés Machado.

“Guarapuava e Apucarana são cidades de porte semelhante, até por isso tivemos ainda mais interesse em conhecer de perto o que vem dando tanto certo aqui. Também temos diversas feiras, mas nossas mulheres ainda atuam de forma isolada. A experiência da rede de economia solidária aqui de Apucarana chama bastante a nossa atenção, com as mulheres se organizando, crescendo e se fortalecendo de forma colaborativa. Esperamos agora poder aplicar a ideia dentro da nossa realidade”, finalizou Priscila.

Postado em: 01/02/2018



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet