Prefeitura Municipal de Guarapuava
Entidades iniciam elaboração do 1º Plano Municipal de Políticas para as Mulheres
DSC02905

 Nesta terça-feira (16), na Secretaria da Mulher, foi realizado um encontro para preparação do 1º Plano Municipal de Políticas para as Mulheres, instrumento que pretende auxiliar no planejamento de toda política pública do município, para os próximos dez anos. A elaboração deste plano é a concretização de uma das propostas da II Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, realizada em agosto de 2015, e está sendo coordenado pela Secretaria da Mulher e pelo Conselho Municipal da Mulher. “Nosso município avançou muito nas políticas públicas e esse plano vem consolidá-las para que se tornem efetivas no decorrer dos próximos anos”, destacou a Secretária de Políticas Públicas para Mulheres e Vice-prefeita, Eva Schran.

Na reunião foram definidos seis eixos que irão direcionar as metas e estratégias do Plano, sendo eles:  autonomia econômica e capacitação para o mercado de trabalho; enfrentamento a violência contra a mulher; saúde das mulheres e direitos reprodutivos; educação, cultura e qualidade de vida; participação política e controle social; direitos humanos, enfrentamento ao racismo, à transfobia, desigualdade geracional e povos tradicionais.

A assistente social do Centro de Nutrição Renascer, Micheli Vieira, valoriza a iniciativa de elaboração do Plano de forma coletiva.  “São vários saberes que estão sendo articulados em prol desse plano, e como é o nosso primeiro, merece todo esforço e empenho de todas as comunidades e entidades”, comentou a assistente social. Sabrina Valeria, do Coletivo Feminista Claudia da Silva também participou do encontro e reiterou este trabalho. “Nossa organização é pela nossa representatividade e para garantir a voz das mulheres nos espaços públicos”, disse.

Nessa primeira reunião, participaram representantes da Secretaria de Saúde, Assistência Social, da Educação, de Políticas para as Mulheres, Conselho Municipal da Mulher, Serviço Social do Ministério Público, Quilombo Paiol de Telha, 5ª Regional de Saúde, UTFPR, Coletivo Feminista Claudia da Silva, Movimento de Mulheres da Primavera, Movimento de Mulheres do Alto da XV, Penitenciária Industrial de Guarapuava, Centro de Nutrição Renascer, ACOPECC, Conselho Tutelar, Núcleo Regional de Educação, Patronato, Sissppmug e APP-Sindicato.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet