Prefeitura Municipal de Guarapuava
Em visita técnica, Contur avalia roteiro “Terra da Cevada”
IMG_8468

Guarapuava possui muitas belezas naturais, entretanto, diversas pessoas que residem no município não conhecem o grande leque turístico que integra a cidade. Com intuito de instigar o turismo, o Contur (Conselho Municipal de Turismo), realiza visitas técnicas para avaliar os seis roteiros turísticos em atividade na região. No sábado (19), membros do conselho desbravaram os principais atrativos do primeiro roteiro, denominado Terra da Cevada, que integra as colônias suábias, no distrito de Entre Rios. “Desde o início da visita, nossos convidados puderam adentrar na história das colônias suábias, conhecendo sobre esses imigrantes e a importância deles para Guarapuava. Entre Rios já tem seu turismo estruturado desde 2005, portanto decidimos junto ao conselho dar uma cara nova, que pudesse chamar ainda mais a atenção dos turistas e também dos moradores da região”, ressaltou o diretor do Departamento de Turismo da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, Marcio de Sequeira.

O roteiro abrange as cinco colônias: Cachoeira, Jordãozinho, Samambaia, Socorro e Vitória. Os participantes puderam conhecer as curiosidades da região e emergir na história a partir da visita ao museu histórico, teatro e memorial, além avaliar a estrutura física de hotéis e pousadas. O comércio também foi explorado pelos participantes, com produtos das lojas de artesanato e da cervejaria artesanal, que fabrica seus produtos com o malte oriundo da Cooperativa Agrária, que é referência no país, sendo responsável por 25% da produção nacional de malte.

O Contur é composto por representantes de hotéis, bares, restaurantes, agências e operadoras de viagens, além de secretarias municipais, associações empresariais e universidades de Guarapuava. Os empresários Guido e Neiva Strenske participaram do roteiro e contribuíram com a avaliação. “A Terra da Cevada é um roteiro encantador, principalmente quando podemos voltar no tempo por meio do museu e toda a sua história. Acreditamos que esse é um momento importante para a cidade, pois realizar roteiros turísticos que apresentam todo o potencial da região é inédito, e todos saem ganhando”, opina Neiva.

Durante o percurso, os membros puderam participar através de uma avaliação escrita, do processo contínuo de certificação dos produtos e serviços que fazem parte dos roteiros turísticos de cada lugar visitado. “A partir das avaliações dos membros, serão elaboradas propostas de melhorias para colaborar para o contínuo desenvolvimento de cada roteiro turístico. Os estabelecimentos classificados receberão o selo de certificação do Contur”, acrescenta Sequeira, lembrando que o próximo roteiro a ser avaliado no mês de abril será o “Caminho de São Francisco”.

Todos os roteiros serão visitados e avaliados pelo conselho e posteriormente acontecerão capacitações de guias turísticos e parcerias, principalmente com a rede hoteleira, para colocar em prática o projeto Encantos e Riquezas de Guarapuava. O projeto inclui além do roteiro Terra da Cevada, o Caminho de São Francisco, Centro Histórico, Caminhos da Fé e Cachoeiras na Serra da Esperança.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet