Em seis meses, projeto Porteira Adentro já atendeu 60 famílias de pequenos produtores

24/06/2015

Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das famílias do campo e o escoamento dos produtos da agricultura familiar, a Secretaria de Agricultura, da Prefeitura de Guarapuava, desenvolve o Porteira Adentro, projeto que integra o Programa Vida Rural. Entre as ações executadas dentro das propriedades estão a recuperação de estradas, limpeza e cascalhamento em atoleiros, desobstrução e implantação de bueiros, além de construção de bebedouros para animais. Em pouco mais de seis meses, já foram atendidas 60 famílias.

“A agricultura familiar em Guarapuava é variada e de qualidade, por isso nossos projetos visam dar mais oportunidades ao homem do campo. A manutenção das estradas rurais é feita constantemente e, agora, os produtores também contam com melhorias dentro de sua propriedade. Isso garante que a safra seja transportada mais facilmente, gerando renda e evitando o êxodo rural”, destaca o prefeito Cesar Silvestri Filho. O investimento inicial com a aquisição de trator com lâmina, retroescavadeira, rolo e dois caminhões foi de R$ 500 mil.

O secretário de Agricultura, Itacir Vezzaro, destaca que a equipe vai até a propriedade e verifica a necessidade das famílias que têm direito a dez horas de trabalho. “Os investimentos em serviços já executados somam cerca de R$ 72 mil. Fazendo uma comparação, se os produtores se unissem e tivessem que pagar, o valor ficaria em torno de R$ 100 mil. Como é um projeto sem custo aos produtores, é um dinheiro que eles podem utilizar para investir em outras áreas”, enumera, lembrando que o projeto de lei para a execução dos serviços foi aprovado pela Câmara de Vereadores e sancionado pelo prefeito.

A primeira localidade atendida foi a do Morro Grande, no Distrito do Guairacá, onde mora Vicente Sielski, 60 anos. O agricultor vive com a esposa Sirlei Terezinha e divide o mesmo terreno com a filha Mariele e o genro Valdir Pazinato. “O serviço dentro da minha propriedade ficou muito bom. Antes era muito barro e tinha muitos buracos”, relata ele que esperava pelas melhoras há cinco anos. Vicente explica que Mariele e Valdir participam da Feira do Produtor Rural e, até com a caminhonete, tinham dificuldade em transportar os produtos para a cidade. “Eles plantam muitas verduras e hortaliças. Com a colocação do cascalho o atoleiro sumiu e agora não tem mais transtornos na hora de sair”, completa.

Ainda no Guairacá, as equipes agora trabalham na localidade Lagoa Rica. Morador da região há 30 anos, Sebastião da Luz Gunha, 48 anos, também comemora a chegada das máquinas em sua propriedade. Tião, como é conhecido, e a esposa Zeni, são produtores de leite há 12 anos. “A estrada na minha propriedade estava péssima, muito barro, uma vez quase tombou um caminhão. As dificuldades até faziam a gente pensar em desistir”, descreve. Vizinho e genro de Tião, Roberto Petroski, também produtor de leite, agradece as ações do Porteira Adentro. “Na propriedade, foi passado cascalho e o rolo, agora até com chuva dá pra usar a estrada tranquilamente. Minha família está aproveitando os benefícios. A equipe também passou no terreno do meu pai, João”, relembra.