Prefeitura Municipal de Guarapuava
Em São Paulo, prefeito Cesar Silvestri Filho palestra e debate sobre Iluminação Pública no PPP Fórum Ilumina Brasil
WhatsApp Image 2017-08-30 at 15.32.26

Nesta quarta-feira (30), o prefeito Cesar Silvestri Filho, participou, em São Paulo, do evento “PPP Fórum Ilumina Brasil”. Na ocasião, Cesar Filho abriu os trabalhos do fórum palestrando e debatendo ao lado do Especialista em Energia do IFC – Banco Mundial, Luiz Maurer, sobre o tema: “Porque este é o momento da transformação da Iluminação Pública no Brasil”, que tratou sobre PPPs (Parceria Público-Privada). O evento que reuniu dezenas de autoridades, representantes de empresas e corporações, além de dezenas de prefeitos e secretários de diversas regiões do país, contou com rodadas de palestras e debates sobre a temática: Iluminação Pública.
“Falar de iluminação pública, é falar da mais imediata e eficiente contribuição que o gestor municipal pode dar a segurança pública de uma cidade. Precisamos difundir o tema PPPs, incentivando as concessões também nos pequenos municípios do país. Hoje, o meu papel como vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), na área temática de concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs), é incentivar e estimular esses prefeitos e municípios a perceberem a importância de modernizar o Parque de Iluminação Pública. Uma Parceria Público-Privada na Iluminação Pública, além de modernizar o sistema, diminui o consumo de energia, criando um ambiente propício para outros tipos de inovações da gestão municipal, dentro de uma equação financeira redonda; fazer tudo isso sem comprometer as receitas do município”, ressaltou o prefeito Cesar Silvestri Filho.
Durante o evento, os participantes puderam entender como funcionarão os programas do Estado de São Paulo e do Governo Federal para as Parceria Público-Privada de Iluminação Pública nos municípios brasileiros. Além disso, foi possível saber quais os pontos cruciais na estruturação jurídica e econômico-financeira desses projetos, assim como o papel das entidades e instituições no apoio às médias empresas e às Administrações Públicas para o ciclo das PPPs municipais. “O evento de hoje, reafirmou que o papel do gestor na PPP é muito importante, pois se feita de forma correta e inteligente, gera uma resposta imediata a sociedade. Como FNP, vamos incentivar a organização de eventos regionais, percorrendo o país com informações, tudo para que os prefeitos possam entrar em contato ao que diz respeito às PPPs, esclarecendo todos os pontos do processo de concessão, e, mostrando principalmente, o quão viável e benéfico é esse tipo de parceria também para os municípios de médio e pequeno porte. Que possamos pensar nesse projeto nacionalmente”, afirmou Cesar Filho, enfatizando que em Guarapuava, já está sendo pensada a viabilização de um projeto de iluminação pública por meio de PPP.
Também participaram do evento, o Secretário de Planejamento, Paulo Dirceu Rosa de Souza; O Procurador Geral do Município, Rafael Baroni e o Engenheiro Eletricista do Departamento de Obras da Prefeitura de Guarapuava, Marcelo Pinto da Silva, que na ocasião representou o secretário de Obras, João Edson de Lima.

Publicado em 30/08/2017.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet