Prefeitura Municipal de Guarapuava
Em Guarapuava, rua Saldanha Marinho recebe nova iluminação em LED
IMG_8198

Umas das principais ruas comerciais de Guarapuava está de cara nova. Quem utiliza a Saldanha Marinho, à noite, já percebeu que a via passou por mudanças nas últimas semanas: trata-se da nova iluminação, que substituiu as antigas lâmpadas de vapor de sódio por lâmpadas de LED.

A substituição da iluminação faz parte de uma parceria entre a Prefeitura de Guarapuava e o Grupo Energisa através do programa Eficiência Energética. Ao todo 162 conjuntos de lâmpadas foram substituídas. “Realizar parcerias que beneficiam a população como um todo é uma das prioridades da nossa gestão. Iluminação pública de qualidade, além de valorizar nossa cidade com o que há de mais moderno, proporciona mais segurança para motoristas e pedestres”, ressaltou o prefeito Cesar Silvestri Filho.

De acordo com o engenheiro eletricista Marcelo Pinto da Silva, do Departamento de Obras da Prefeitura de Guarapuava, a troca das lâmpadas de vapor de sódio por LED, além de reduzir a conta do consumo de energia, economiza em gastos com manutenção. “Além da iluminação coibir a criminalidade, a cor da luz do LED (branco-azulada) é melhor percebida pelos nossos olhos à noite. Sem falar na economia de energia e na alta durabilidade. As novas lâmpadas são 80% mais econômicas e o tempo de vida útil delas pode chegar a 15 anos”, esclarece Marcelo.

Projeto de Iluminação Pública para Guarapuava

A Prefeitura de Guarapuava trabalha há dois anos em um moderno projeto de iluminação pública para o município com a troca de 27 mil lâmpadas de vapor de sódio, por lâmpadas de LED, em todas as ruas das vilas, bairros e distritos da cidade.

Além da substituição das lâmpadas, o projeto prevê ainda a instalação de câmeras de monitoramento na cidade e uma central de operações 24 horas. De acordo com o coordenador executivo do Conselho Gestor das PPPs, Carlos Valter, a princípio serão instalados três modelos de equipamentos: speed dome, câmeras comuns e de visão noturna. “Com as câmeras poderemos identificar problemas com as lâmpadas, como a falta de luminosidade nas vias públicas”, explica.

O projeto foi desenvolvido por profissionais das Secretarias de Finanças e Planejamento, com auxílio dos estudos feitos pela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), e será executado por meio de uma PPP (Parceria Público Privada). “A nova iluminação da Saldanha é um exemplo de como nossa cidade ficará depois da implantação total do projeto de iluminação pública. Sem dúvidas é um projeto moderno que vai trazer um ganho expressivo para a nossa cidade, com mais segurança para toda a população”, enfatiza o prefeito Cesar Filho.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet