Prefeitura Municipal de Guarapuava
Em Guarapuava, Programa NASF oferece reabilitação com fisioterapia e atividades físicas
IMG_7804

Ilda Macio, 51 anos, sofria dores intensas na coluna e muitas vezes, por conta disso, ficava sem poder caminhar. Despois uma consulta na UBS Vila Carli, a dona de casa foi orientada a procurar pelo Programa NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), da Prefeitura de Guarapuava. “Eu sentia dores terríveis e isso afetou todo o lado direito do meu corpo. Não conseguia caminhar direito e nem fazer minhas atividades domésticas. Depois da primeira sessão no NASF eu já comecei a me sentir melhor, meu corpo reagiu e agora tenho uma locomoção mais tranquila. Aos poucos fui retomando minha rotina. Agora, depois de quase dois anos no Programa, as dores foram embora e já consigo fazer caminhadas e corridas. Minha vida mudou e só tenho a agradecer”, contou emocionada, Ilda.

Casos como esse, desde 2015, são atendidos pelo NASF em Guarapuava. O programa, realizado pela Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Esportes e Recreação, vem mudando a vida de guarapuavanos que enfrentam problemas de saúde oriundos das doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipertensão arterial sistêmica, obesidade e morbidades ocasionadas por acidentes como lesões medulares, acidente vascular encefálico (AVE) e osteoartroses. “Com a experiência de um educador físico realizamos atividades para a reabilitação desses pacientes. Hoje atendemos mais de 100 pessoas, entre crianças, jovens, adultos e principalmente idosos”, explica o coordenador do Programa, Alessandro Pawlas Carazzai.

Os atendimentos acontecem às segundas, terças e quintas-feiras no Ginásio de Esportes da Vila Carli. De acordo com o fisioterapeuta Maciel Rodrigues, os pacientes passam por uma avaliação médica e são encaminhados para a fisioterapia em grupo ou individual. “Quando o paciente chega é comum apresentar dores em várias regiões do corpo. Fazemos uma avaliação e iniciamos as sessões de fisioterapia. Após essa etapa, o paciente pode optar por continuar com as atividades físicas também oferecidas pelo núcleo ou simplesmente parar. Mas é comum: nossos pacientes saem da fisioterapia e continuam com os exercícios físicos, pois comprovam a eficácia do tratamento”, enfatiza Maciel. 

Os interessados em participar do Programa NASF podem comparecer na UBS Vila Carli, às quartas-feiras das 8h às 11h, para realizar uma avaliação, que irá direcionar o paciente para os tratamentos de lombalgia, doenças reumáticas, entre outras.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet