Prefeitura Municipal de Guarapuava
Em Guarapuava, II Conferência Municipal de Promoção de Igualdade Racial debateu sobre os direitos dos afrodescendentes
IMG_6440

Durante essa quinta-feira (19), foi realizada em Guarapuava a II Conferência Municipal de Promoção de Igualdade Racial. O evento, promovido pela Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres e a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social reuniu Poder Público e entidades ligadas a luta da igualdade racial no município e região. O evento que aconteceu no Salão Nobre da Faculdade Campo Real debateu sobre o tema: “O Brasil na década dos Afrodescendentes: Reconhecimento, Justiça e Desenvolvimento”.

“Essa conferência veio para ser um apoio e uma articulação na busca desses direitos das pessoas negras que vivem em nossa cidade e região. Discutir igualdade racial deve ser pauta diária, pois o racismo ainda está muito presente na sociedade. Nos reunimos com as instituições interessadas justamente para estabelecer diretrizes que vão de encontro com o enfrentamento dessa discriminação racial. Foi uma grande oportunidade de absorver ideias que nos ajudarão na promoção de igualdade racial em Guarapuava”, ressaltou a Secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Priscila Schran.

O evento teve debates, plenária dos eixos e eleição dos delegados que representarão Guarapuava na Conferência Estadual. Além disso, houve uma palestra com a integrante da Rede de Mulheres Negras do PR e representante do Coletivo de Mulheres Negras na ONU, Isabela da Cruz e uma apresentação cultural do Coletivo Artístico Paiol das Artes. “Em Guarapuava, temos muitos movimentos que lutam pela igualdade racial e isso nos deixa felizes e esperançosos. Cerca de 28% da população guarapuavana é negra, então sem dúvidas devemos nos organizar para debater esse assunto. Nos mobilizamos para realizar  a conferência com o intuito de disseminar quais são os direitos dos negros e afirmar que a nossa luta é constante e que não vai parar nunca”, afirmou a representando da Federação das Comunidades Quilombolas do Paraná (FECOQUI), Ana Maria Santos da Cruz.

Para o Secretário de Assistência Social, Ari Marcos Bona, a política de promoção da igualdade racial é muito importante. “Nós autoridades temos um grande papel nessa luta. Nos últimos anos, a Prefeitura de Guarapuava como um todo apoiou as mais diversas causas na cidade e a igualdade racial é uma delas. Não medimos esforços para realizar essa e outras conferências de relevância social, justamente porque sabíamos da importância delas para a população. Saímos do evento hoje, com uma esperança, uma positividade sobre o causa, que se trabalhada de forma correta, como vem acontecendo, surtirá ainda mais resultados positivos em nosso município”, enfatizou  Ari Bona, lembrando que todos os participantes da conferência receberam certificados de participação. 

Também participou do evento, o representante do Coletivo LGBTT Bajubá, Djankaw Matheus;  A representante da Câmara Municipal de Vereadores, Vereadora Terezinha dos Santos; Representantes do Instituto Negro de  Guarapuava – IBEJIMMAN  Manoel e  Maria Amaral Nogueira; Das religiões de Matriz Africana; Juventude Negra; Coletivo de Mulheres da Primavera e Movimento Capoeira Brasil e demais representantes das secretarias municipais, universidades, movimentos, instituições governamentais e não-governamentais, empresas e sociedade civil organizada.

Postado em 19/10/2017

 



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet