Prefeitura Municipal de Guarapuava
Em 6 meses, Feira Solidária promove a troca de 300 toneladas de lixo por 60 toneladas de alimentos
feira solidaria (4)

A vendedora Rosineide Martins, 33 anos, mora no Adão Kaminski com o esposo e quatro filhas. Por mês, a família produz cerca de 5 quilos de resíduo reciclável, que agora têm destinação correta. A família troca tudo por alimentos frescos na Feira Solidária, programa desenvolvido há seis meses pela Prefeitura de Guarapuava. Na semana passada, Rosineide e a filha Lorena, 9 anos, levaram um fogão, plástico, pneus e papel. Cerca de 40 quilos de material que estava entulhado e foram trocado por legumes e verduras.

Com um único projeto, as secretarias de Agricultura, de Meio Ambiente e de Assistência Social geram renda extra aos produtores rurais de Guarapuava, despoluem o meio ambiente e proporcionam mais qualidade de vida aos moradores do município. Os números chamam atenção. Desde janeiro deste ano, aproximadamente 300 toneladas de resíduos recicláveis foram retirados do meio ambiente, sendo mais de 98 mil quilos de vidro, 32 mil quilos de sucata de eletroeletrônicos, 58 mil quilos de pneus, 94 mil quilos de plástico, papelão e papel, além de 21 mil quilos de ferro.

Por meio do programa Vida Rural, a secretaria de Agricultura oferece assistência técnica aos pequenos 141 produtores da região, que entregam na feira alimentos como verduras, legumes e panificados. Assim, mantém os agricultores no campo, pois gera renda e qualidade de vida. A secretaria de Assistência Social colabora realizando cadastro para priorizar as famílias que mais precisam dos alimentos e o Meio Ambiente organiza a destinação do material reciclável recolhido. “As secretarias se articularam de acordo com as competências de cada um para unir esforços neste projeto multidisciplinar que beneficia a população”, assinala o secretario de Meio Ambiente, Celso Araújo.

O projeto beneficia cerca de 210 famílias em cada dia da ação. “Com o consumo de alimentos saudáveis, este programa visa suprir as necessidade da população que vive em insegurança alimentar e nutricional, além de melhorar a renda do produtor rural”, reforça o secretaria de Agricultura, Itacir Vezzaro. Na Feira Solidária, cada cinco quilos de resíduos recicláveis podem ser trocados por um quilo de alimento fresco. A feira é realizada sempre quintas e sextas-feiras, em locais antecipadamente divulgados. Atualmente, o projeto atende 11 locais: Adão Kaminski, Vila Bela, Xarquinho, Boqueirão, Colibri, Paz e Bem, Residencial 2000, Jardim das Américas, Conradinho e os distritos da Palmeirinha e de Entre Rios.

Próximos locais atendidos
Quinta-feira (20): Praça da Vila dos Brasileiros, Colônia Vitória
Sexta-feira: (21): Vila Da Luz, Palmeirinha



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet