Prefeitura Municipal de Guarapuava
Educadores dos Cmeis de Guarapuava recebem formação continuada com o tema Leitura e Contação de Histórias
formacao campo real

A Secretaria de Educação e Cultura de Guarapuava realiza entre os dias 25 a 28 de abril, mais uma etapa de formação para educadores dos CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) da rede municipal de ensino. Os educadores municipais participam de workshop sobre contação de histórias. “Durante o workshop os profissionais aprenderão novas técnicas para a contação de histórias conciliadas à teoria. Além da palestra que é oferecida aos educadores, estes também receberão materiais de apoio pedagógico para que possam usar em sala de aula, no enriquecimento do trabalho que já desenvolvem”, destaca Marilene Schreiner Ortiz, diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação e Cultura de Guarapuava.

Durante a formação, os educadores vivenciam as mais diferentes formas de contar histórias, além de aprenderem novas músicas de vários enredos. “É muito importante trabalhar a contação de histórias com os educadores, onde o conhecimento irá fazer com que o aprendizado seja uma verdadeira diversão para as crianças. Eu trabalho com professores de várias regiões do Brasil e pude observar que muitos profissionais têm dificuldades para contar uma história de maneira expressiva, por isso essa é uma oportunidade para que possam realizar um exercício constante de aprimoramento do seu trabalho”, afirma a formadora professora Leda Maria Ferraz.

Formação continuada para orientadoras e supervisoras

Na tarde da terça-feira (26), foi a vez de orientadoras e supervisoras da rede municipal de ensino participarem do curso de formação continuada. Elas receberam orientações sobre alunos com dificuldades de aprendizagem, adaptação curricular e adaptação de avaliação. As supervisoras tem o principal objetivo de serem disseminadoras do conteúdo e repassarem as informações adquiridas para aos professores. Mais de 100 supervisoras e orientadoras estiveram presentes na palestra com a Professora Doutora, Jarce Machado.

A orientadora da Escola Municipal Raul Henrique Lupattelli, Denise Garais, acredita que a formação é de extrema importância para manter-se atualizado sobre as novas metodologias de ensino. “As orientações que estamos recebendo somam-se ao nosso conhecimento. Muitas vezes não nos recordamos daquilo que já aprendemos e escutar isso de alguém, nos faz relembrar e ressaltar tudo que sabemos. É uma verdadeira reciclagem. Acredito que tudo aqui hoje acrescenta no nosso trabalho e consequentemente melhora o aprendizado dos alunos e auxilia no trabalho de nossos professores”.

De acordo com Irene Izabel Kwaczynski, responsável pela Educação Especial do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação, um profissional da educação que se preocupa em estar sempre se atualizando, com certeza está de acordo com os padrões estipulados para o novo método de ensino de qualidade e excelência que está em pleno desenvolvimento nas escolas municipais de Guarapuava. “Temos o objetivo de orientar nossos profissionais sobre alunos com necessidades educacionais especiais e adaptações de avaliações porque queremos que a educação em Guarapuava esteja sempre avançando, além de continuar melhorando o aprendizado de nossos alunos e o trabalho dos nossos professores”, finalizou.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet