Prefeitura Municipal de Guarapuava
Educadores da rede municipal de ensino fazem capacitação para Prova Brasil
Oficina Prova Brasil (45)

Professores e pedagogos das 44 escolas da rede municipal de ensino participam de um curso de capacitação, nestes dias 10 e 11, na Faculdade Guairacá, visando a Prova Brasil. As oficinas são uma iniciativa da Secretaria de Educação e Cultura e buscam subsidiar os educadores na preparação dos alunos para a avaliação, marcada para o mês outubro. “Agora nós estamos trabalhando língua portuguesa. Foi feito um simulado com as crianças e o teste apontou que a principal dificuldade delas é a interpretação de textos. Os professores estão sendo orientados sobre como trabalhar esses conhecimentos, pois é uma dificuldade apresentada não só por estudantes da educação básica, como também por alunos de graduação”, explicou a assessora pedagógica da secretaria, Erodina Kaminski.

O curso desta terça-feira foi ministrado pelo professor Luiz Carlos Migliozzi Ferreira de Mello, doutor em Semiótica e Lingüística Geral, e mostrou como aprimorar a percepção das crianças sobre o que está explícito ou não em um texto. “É essa habilidade que o governo espera encontrar nas crianças quando aplica essas provas, saber interpretar um texto, ler nas entrelinhas. O que a gente vê é que cerca de 76% das pessoas que possuem diploma na mão são analfabetos funcionais, não sabem interpretar um texto, isso é preocupante”, conta o professor.

Para os professores, a oficina é uma oportunidade de aprimoramento. “Além de elevar a nota da instituição e do município, a formação é importante por ajudar a preparar melhor os alunos para a Prova Brasil, bem como aprofundar nosso conhecimento com dados atualizados”, conta a professora da Escola Municipal Cebula, Marlete Lima.

As oficinas estão sendo realizadas em três horários distintos para atender a todas as escolas e reúnem cerca de 60 educadores em cada uma delas. “Nós fizemos dessa maneira para que nenhuma das escolas ficasse de fora e todos os professores pudessem receber a orientação”, finaliza Erodina.

Publicada em: 10/09/2019.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet