Prefeitura Municipal de Guarapuava
Doses de vacina contra febre amarela estão disponíveis nas UBS de Guarapuava
dia d vacina influenza (9)

O Departamento de Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Guarapuava informa a população que estão disponíveis doses da vacina contra a Febre Amarela em todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde), conforme cronograma abaixo apresentado. Segundo a diretora da Vigilância Epidemiológica de Guarapuava, Chayane Andrade, as doses fazem parte do calendário de vacinas do município desde 1999. “A Febre Amarela é uma doença infecciosa grave que pode levar à morte se não for tratada de imediato. Por conta desses surtos em algumas regiões do Brasil, é importante que a população compareça até as UBS e confira se as doses foram tomadas no prazo correto”, ressaltou Chayane.  

Nas áreas rurais a Febre Amarela é transmitida por mosquitos silvestres. Já na área urbana a transmissão acontece pelo mosquito Aedes Aegypti, o mesmo que transmite a dengue, chikungunya e zika vírus. “Realizamos, nos últimos anos, intensivas ações e mutirões contra o mosquito em Guarapuava. Nossas equipes são capacitadas e instruídas para fazer as visitas e orientar a população com dicas e panfletos educativos. O combate ao mosquito transmissor é uma tarefa continua e de todos”, enfatizou Chayane Andrade. ,

A vacinação é recomendada para todas as pessoas, desde que as mesmas não tenham tomado a dose em menos de dez anos. Para quem for viajar para regiões com matas e rios, a dose ser tomada até dez dias antes da viagem. Quem for tomar a vacina, deve levar na UBS carteira de vacinação. Caso não tenha, é necessário apresentar um documento pessoal para identificação. O horário de atendimento das Salas de Vacinação nas UBS é de segunda a sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

 

A Secretaria de Saúde informa os dias específicos para a vacinação:

Segunda-feira: Santa Cruz, Planalto, São Miguel, São Cristóvão e Residencial 2000;

Terça-feira: Campo Velho, Paz e Bem, Morro Alto, Primavera e Feroz;

Quarta-feira: Jordão, Jardim das Américas, Xarquinho, Recanto Feliz, Jardim Araucária e Adão Kaminski;

Quinta-feira: Concórdia, Colibri, Xarquinho II, Boqueirão, Santana, Vila Bela e Palmeirinha;

Sexta-feira: Bonsucesso, Parque das Árvores, Cisgap, Vila Carli e Tancredo Neves. 



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet