Prefeitura Municipal de Guarapuava
Dia D promove capacitação e inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho
Dia D inclusão de pessoa com deficiência (4)

“Hoje foi uma oportunidade especial para todos nós que procuramos uma colocação no mercado de trabalho. Estou muito contente por sair daqui encaminhado para uma vaga de emprego”, afirmou o candidato, Gelsom Luiz Capote, ao sair satisfeito do Agência do Trabalhador, nesta sexta-feira (27). Promovido pela Prefeitura de Guarapuava, o Dia D da inclusão das pessoas com deficiência (PCD) reuniu empresas e trabalhadores guarapuavanos nesta causa nobre. “Estamos na terceira edição deste evento, que vem sendo um sucesso! Entendemos as dificuldades que as pessoas com deficiência enfrentam para se colocar no mercado de trabalho e hoje é um dia específico para nos dedicarmos a eles. Oferecemos orientações sobre emprego, conhecimento sobre os direitos e possibilitamos contato para uma possível contratação”, explicou o gerente da Agência do Trabalhador de Guarapuava, Cezar Prestes.

Durante o dia, os candidatos participam de diversas palestras com orientações sobre os processos de contratação, Programa Jovem Aprendiz e, principalmente, sobre direitos e a colocação da PCD no mercado de trabalho. No Brasil, a legislação prevê que as empresas tenham 2% a 5% de seus cargos ocupados por beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ou pessoas com deficiência. “Tivemos a participação de mais de 50 empresas parceiras, que atuam em Guarapuava e nos distritos próximos, e que tem como prioridade, a inclusão. Para que haja a contratação, as vagas devem se encaixar com a capacidade do candidato”, destacou o gerente.

Para os beneficiários do INSS, a palestra com a técnica, Deise Dal Maz, foi um momento de esclarecimento de dúvidas e preparação para quem busca a inserção no mercado. “A partir do momento em que o médico reconhece que a pessoa não pode mais fazer o que ela habitualmente fazia, então disponibilizamos a capacitação para que ela possa exercer sua profissão. O trabalho é gratificante independente da deficiência”, afirmou a palestrante.

Publicado em: 27/09/2019



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet