Prefeitura Municipal de Guarapuava
Dia D: Guarapuava inicia ações de mobilização em combate ao feminicídio
dia de combate ao feminicidio (15)

“Isto nos choca, temos que mudar! Em briga de marido e mulher metemos não só colher, mas o coração nesta luta”, destacou a autônoma, Neiva Ruth Patente de Oliveira, ao passar pelo centro da cidade na manhã desta segunda-feira (22) e ver a representação intitulada Nenhuma a Menos, que expõe 82 cruzes, na Praça 9 de Dezembro. O ato integra as ações do Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, que ocorre hoje, de forma simultânea, em 27 municípios do Paraná. “Nos mobilizamos para que não haja mais nenhum caso de feminicídio. Para que todo o Estado esteja sensibilizado com políticas públicas e ações de conscientização. Também estamos fazendo uma panfletagem, para apresentarmos quais são os sinais que a mulher precisa estar alerta para identificar se está em um relacionamento abusivo”, afirmou a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Priscila Schran, durante as atividades.

O número de cruzes expostas na Praça 9 de Dezembro representa as mulheres vítimas de feminicídio no Paraná, no último ano. Em Guarapuava, neste período, dois casos foram registrados, vitimando Universina de Abreu e Tatiane Spitzner. “Comparamos os números de feminicídios desde a criação da Secretaria, em 2013, e conseguimos diminuir em 52% o número de mortes, segundo o Mapa da Violência.Mas nós lutamos por nenhuma a menos, a nossa meta é zero! Pois esses números representam vidas interrompidas, vidas que fazem falta. Por isso, nossa luta pela vida das mulheres”, destacou Priscila. Na Prefeitura de Guarapuava, os servidores municipais também foram sensibilizados e aderiram os atos de mobilização com bótons alusivos ao Dia D.

A deputada estadual Cristina Silvestri, autora da lei que instituiu 22 de julho como Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, também participou das atividades de sensibilização em Guarapuava. “Hoje é um dia de nos mobilizarmos! Em Guarapuava temos políticas públicas atuantes e onde se tem uma Secretaria eficiente, com um trabalho intensivo, de acolhimento e incentivo às mulheres, conseguimos mudar esta realidade. Queremos fortalecer essa articulação em todo o Paraná”, declarou a deputada, Cristina Silvestri.

Ainda nesta segunda, as ações continuam no Teatro Municipal, a partir das 18h30, com a exposição Nem tão doce lar, apresentações culturais e palestras. O evento é organizado pela Procuradoria Especial da Mulher, em parceria com a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, com apoio da OAB Guarapuava, OAB Paraná, Unimed, Kuster Hotel, Unicentro, Rede de Farmácias Trajano, Hospital São Vicente e família Spitzner.

Publicado em: 22/07/2019



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet