Dia A inicia cadastramento da Carteira de Identificação para Autistas em Guarapuava

19/08/2019

“Muitas pessoas não entendem o que é o autismo. Meu filho não tem paciência em esperar e se demorar na fila ou no estacionamento ele fica agitado. A carteirinha será uma garantia do direito dele.” As palavras são da mãe, Andreia Slobodziam, que aproveitou o Dia A, promovido neste sábado (17), para fazer o procedimento de emissão da Carteirinha de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista para seu filho. “O documento tem como objetivo facilitar a identificação dos portadores nos estabelecimentos públicos e privados do município. Com a carteirinha, eles terão a garantia de prioridade”, explicou a diretora do Departamento de Planejamento do SUS (Sistema Único de Saúde), Monica da Silva Tavares.

Além disso, segundo a presidente da AGMA (Associação Guarapuavana Mundo Azul), Losana Luciana dos Santos, a carteirinha deve facilitar o cumprimento dos direitos do autista.  “Tudo que o portador só conseguia anteriormente mediante apresentação do laudo, agora, poderá ser garantido com a apresentação da carteirinha municipal”, explicou.

Quem realizou o cadastro neste sábado poderá retornar a partir de 10 de setembro, para emitir a carteirinha.  Já os interessados que não puderam comparecer ao Dia A podem solicitar suas carteiras de identificação diretamente no Caps II, que fica na rua Padre Chagas, 2568, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A expedição é gratuita e ocorrerá após 30 dias do cadastramento.

Vale lembrar que para solicitar o cadastro, os usuários devem preencher e entregar o requerimento disponível no site da prefeitura, apresentar cópia e o documento original do laudo médico emitido há no máximo 24 meses, documentos pessoais do portador e do responsável, cópia do documento comprovando a responsabilidade legal (procuração, tutela ou curatela), cópia simples do cartão SUS (Sistema Únicos de Saúde), além de duas fotos 3X4 e comprovante de residência.

Publicado em: 19/08/2019