Prefeitura Municipal de Guarapuava
Desfile Cívico reúne milhares de pessoas na Rua XV em Guarapuava
desfile 2014 (140)

O desfile comemorativo da independência do Brasil, realizado na manhã deste domingo (7), na rua XV de Novembro em Guarapuava reuniu milhares de pessoas, e a população da cidade pôde, mais uma vez, observar e participar das iniciativas promovidas pela Prefeitura de Guarapuava. Realizado em parceria pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, e pelo 26º GAC, o desfile contou com a presença de mais de 80 entidades participando, escolas, fanfarras, clubes, agremiações e outras instituições, como os grupos de escoteiros. Destaca-se, no desfile, a participação das 45 escolas da rede municipal de ensino, que levaram mais de 4000 alunos. “O desfile do 7 de Setembro é um momento para valorizarmos as atitudes cívicas, contribuindo para o exercício da cidadania por meio do respeito à Pátria”, comentou o prefeito Cesar Silvestri Filho.

Para a secretária da Educação de Guarapuava, Doracy Senger Luy, o desfile é importante porque desperta no cidadão o senso cívico. “Quanto aos estudantes, é nesses momentos que se desenvolve o patriotismo, o amor pela nação, e o civismo. Esse tipo de atividade molda um cidadão que luta por um mundo mais justo, mais solidário e mais participativo”. Seu Carlos Beltrão, de 52 anos, acompanha o desfile há anos, mas neste 7 de setembro se mostrou surpreendido com a organização de um evento que reuniu milhares de pessoas em local aberto. “Vim especialmente para ver as fanfarras, mas fiquei surpreendido com a animação deste desfile e fiquei até o final. Em eventos realizados na rua e com muita gente, como hoje, normalmente ocorrem alguns problemas, mas aqui foi tudo perfeito. Deu até para ver o desfile da escola que estudei quando era criança”, relembra.

Durante o desfile, um dos pontos altos foi a apresentação dos novos uniformes das escolas municipais, que foram doados aos alunos. Agora cada instituição tem seu uniforme com cores e características próprias da escola. “Nós estamos prestando uma atitude de respeito à identidade das escolas, às suas origens e a seus ideais. Além disso, é uma maneira de se garantir a identificação e a segurança dos nossos alunos, sabendo onde eles estudam apenas pelo uniforme”, explica o prefeito ao lembrar que no desfile, os alunos puderam apresentar seus novos uniformes a toda população guarapuavana.

 



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet