Prefeitura Municipal de Guarapuava
Defesa Civil atende famílias atingidas pela chuva em Guarapuava
desassoriamento (60)

Com a previsão de fortes chuvas e rajadas de vento para o fim de semana e feriado, a equipe da Defesa Civil realizou o monitoramento em diversas áreas de Guarapuava. De acordo com o Simepar, nos últimos três dias, choveu 139,6 mm no município. Também foram registrados ventos que chegaram a 70 km/h. Apesar da incidência de pluviosidades, não houve registro de alagamentos. Mesmo com o elevado volume de chuvas, as ações de prevenção da prefeitura, como desassoreamento dos rios e a construção de asfaltos com galerias pluviais, possibilitaram o rápido escoamento da água em diversos pontos de risco. “Essas obras colaboraram para evitar problemas com alagamento, já que o volume das chuvas baixou rapidamente. Nós trabalhamos de forma concentrada no Conradinho, onde aconteceu o destelhamento de 11 residências. Rapidamente, em parceria com o Corpo de Bombeiros, atendemos às famílias atingidas”, explica a coordenadora da Defesa Civil, Rosely Haick Vitorassi.

Além das telhas para reparar os danos às residências, foram entregues materiais de limpeza e higiene, além de kit dormitório, com roupas de banho e colchões. “Contamos ainda com a solidariedade da vizinhança, que cedeu abrigo aos moradores. Mas na manhã seguinte, todos puderam voltar às casas”, esclarece Roseli. Para os próximos dias, a Defesa Civil se mantém em alerta, passando nas áreas de risco para confirmar que não há alagamentos. “É importante salientar que temos uma equipe preparada e disponível 24 horas para atender a população”, afirma a coordenadora da Defesa Civil.

Orientações da Defesa Civil em caso de rajadas de vento

Para prevenir desastres, a Defesa Civil orienta à população que permaneça nas residências em caso de fortes rajadas de vento, além de tirar os eletrodomésticos da tomada. “O destelhamento de casas pode provocar acidentes com estilhaços, por isso é importante permanecer em local seguro dentro da própria casa, como embaixo de uma mesa, por exemplo. É importante também tirar da tomada aparelhos como televisores e geladeiras, já que estes podem queimar na incidência de raios”, explica o soldado Edmilson Espínola.

 

Orientações e emergência (24 horas)

Corpo de Bombeiros: 193

Polícia Militar: 190

Samu: 192



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet