Prefeitura Municipal de Guarapuava
Curso debate com professores o potencial do xadrez na educação
Curso de xadrez para professores (20)

A quinta-feira (08) foi de aprendizado para os professores da rede municipal de ensino. No auditório do Sesc, os docentes participaram de um curso de capacitação de xadrez ministrado pelo venezuelano, Uvencio Blanco Hernández, árbitro e membro do Conselho Mundial de Xadrez da Fide (Federação Internacional de Xadrez). “Nossa iniciativa em envolver os professores foi para mostrar o potencial do xadrez dentro da escola como ferramenta pedagógica. Estamos recebendo uma celebridade, um profissional que trabalha com este esporte pelo mundo inteiro”, declarou o secretário de Esportes e Recreação, Pablo de Almeida.

A capacitação é desenvolvida pela parceria entre o Sesc e as secretarias municipais de Esporte e Recreação, Educação e Cultura e tem como objetivo inserir o xadrez no desenvolvimento infantil. “Este projeto compreende que é na escola que motivamos as crianças a pensar diferente. O caminho é este: bons projetos que incluam o esporte, um grande parceiro de ações educativas”, ressaltou a secretária de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy.

De maneira motivacional, Uvencio abordou a importância do xadrez na educação do século XXI. O tema envolveu desde a natureza do esporte, até as relações com a educação, integrando às habilidades cognitivas e mentais. “O conhecimento em xadrez não é utilizado apenas em uma partida, mas também através de transferências de conhecimento aplicando em matemática, história, geografia e outras disciplinas, para que os alunos incorporem a bagagem e possam ter uma educação mais divertida e mais ampla”, explicou o palestrante.

Durante a capacitação, compreenderam uma nova percepção sobre o esporte. “Eu nunca havia participado deste formato de curso. Percebi que não é simplesmente o xadrez como um jogo, mas também inclui o raciocínio lógico e concentração”, contou a professora da Escola Lídia Scheidt Curi, Valdomira Szeuczuk.

O evento desta quinta parte da programação do I Aberto Internacional de Xadrez que iniciará nesta sexta-feira (09) e prestará uma homenagem ao enxadrista guarapuavano Hermes Kaminski.

Abaixo, confira a programação completa:

Sexta- feira (09): cerimônia de abertura, às 19h, no Teatro Municipal, com diversas atividades culturais

Sábado (10): às 8h, Circuito Sesc e, às 14h, início das competições do Torneio Rápido, na Sociedade Atalaia.

Domingo (11): Torneio Blitz, às 9h, na Sociedade Atalaia.

Publicado em: 09/08/2019



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet