Prefeitura Municipal de Guarapuava
Curso de extensão amplia ações de combate à violência contra mulheres
curso igualdade de genero (1)

A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, em parceria com a Unicentro, promoveu a aula inaugural do curso de extensão “Enfrentando a desigualdade de gênero e promovendo a autonomia das mulheres”, nesta quarta-feira (07). Parte do conjunto de ações definidas pelo convênio 792515/2013, firmado com o Governo Federal, as aulas estão dividas em 12 encontros semanais e serão ministradas para 50 participantes, entre profissionais da rede municipal de ensino e assistentes sociais. “A secretaria trabalha sobre dois eixos: o enfrentamento à violência doméstica e a autonomia econômica das mulheres. Nesse contexto, esse curso é de extrema importância, pois iremos discutir as causas das desigualdades de gênero, o porquê de tanta violência contra as mulheres e de que forma a sociedade foi construída relegando o papel da mulher numa esfera de submissão”, comenta a vice-prefeita e secretária da Mulher, Eva Schran.

A coordenadora do curso e professora do Departamento de História da Unicentro, Rosemeri Moreira, explica que o objetivo do curso não é apenas que o assunto seja abordado dentro de salas de aula, mas também que projetos sejam desenvolvidos a partir dessas discussões. “O curso tem um caráter prático. Sua primeira fase é composta por retomadas teóricas e históricas, buscando as origens do problema. A segunda fase são os projetos, como desenvolver projetos de empoderamento. Esperamos que professores e assistentes sociais também se organizem em projetos de autonomia das mulheres para a comunidade escolar, de forma que os alunos e alunas levem isso para dentro de casa. Ainda na segunda etapa, contaremos com a presença de profissionais que nos guiarão em como proceder e mostrar quais ações práticas de políticas públicas nós podemos ajudar a fazer”, resume a doutora em História.

O Paraná ocupa o 4º lugar no ranking de violência feminina com 6,4 homicídios para cada 100.000 mulheres. A partir desses dados, o convênio 792515/2013 foi estabelecido com o objetivo de desenvolver projetos visando o combate à violência e à discriminação. Através da Câmara Técnica, Guarapuava foi escolhida como cidade polo de articulação política na luta contra a violência na região Centro-Sul do Estado.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet