Prefeitura Municipal de Guarapuava
Cultivo de pequenas frutas diversifica a agricultura familiar
entrega de mudas de morango (57)

Na manhã desta terça-feira (03), 17 produtores rurais da região receberam da Secretaria de Agricultura kits com equipamentos para auxiliar no cultivo de pequenas frutas. A ação é parte do Programa Vida Rural, projeto implantado pela atual administração que visa oferecer melhorias no campo e fomentar a comercialização de produtos regionais. Na solenidade de entrega dos equipamentos, o prefeito Cesar Silvestri Filho destacou a forte atuação da Secretaria de Agricultura. “Estamos no caminho certo. A secretaria conta com pessoas que conhecem a realidade do pequeno produtor da região, o que nos ajuda a identificar as demandas. Queremos que os agricultores andem com suas próprias pernas e esses kits são apenas o início dessa jornada de trabalho árduo. Quem faz a diferença são os produtores”, destaca o prefeito.

Os 17 produtores rurais foram selecionados de acordo com a área disponível para o plantio e outros aspectos. No primeiro momento, os kits contam com materiais para estufa e irrigação, além de 700 mudas para cada produtor. Inicialmente destinada à cultura do morango, o projeto Pequenas Frutas foca no cultivo de produtos como amora, mirtilo e physalis. Além de promover a diversidade nos produtos oferecidos na região, o objetivo é contribuir com a ampliação da renda dos pequenos agricultores. Segundo Vezzaro, essa ação, combinada com as que já estão em vigor, provocará a expansão no mercado regional. “Com o início dessas novas culturas, poderemos repassar esses produtos para as Feiras do Produtor e também redirecioná-los para a merenda escolar, tanto municipal como estadual. Estamos valorizando o agricultor empreendedor, aquele que procura por novas alternativas de renda e contribui para o crescimento da agricultura familiar”, enfatiza o secretário de Agricultura.

Também participaram da entrega o secretário de Obras, Ivanês Josefi, o presidente da Câmara de Vereadores, Edony Klüber, os vereadores Ademir Fabiane e Neto Rauen, a presidente da Carmug, Zenilda Araújo, e o chefe do escritório local da Emater, Altair Chiorato. O hortifrutigranjeiro da Comunidade de Matinhos, no Distrito do Guairacá, Luiz Schultz, destacou que os novos equipamentos vão reforçar a produção. “Planto morangos há 10 anos. No começo, considerávamos uma cultura arriscada, já que não tínhamos o acompanhamento necessário para cultivarmos da maneira adequada. Agora, com os agentes de campo e técnicos, recebemos instruções importantes. O clima de Guarapuava é favorável para o crescimento dos pequenos frutos e estamos otimistas”, diz.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet