Crianças dos CMEIs se preparam para participar da 3ª edição do projeto Cientista Kids

29/09/2019

Estados físicos da água, aromas e sabores do café, mundo das formigas, sistema solar e textura em cores foram algumas das pesquisas e experiências apresentadas na feira de ciências no CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Airton Senna, nesta quinta-feira (26). A exposição faz parte do projeto Cientista Kids, uma iniciativa da Secretaria de Educação e Cultura, que tem o propósito de estimular a investigação e o interesse pelo estudo das ciências na comunidade escolar. “A proposta do Cientista Kids é para que desde o início da vida escolar a criança seja incentivada adquirir conhecimento. As professoras buscam sempre temas que sejam do interesse dos pequenos para que não seja apenas uma atividade, mas um estímulo ao interesse da pesquisa”, ressaltou a supervisora do CMEI, Júlia Cristina Manfio.

Foram diversos os experimentos expostos pelos pequenos cientistas, que com segurança e clareza explicavam tudo. Nós estudamos sobre as plantas e as flores. Fizemos essas árvores usando nossas mãos para serem os galhos. Aqui a gente pegou algodão, depois colocou o feijão e água, deixamos no sol, ele cresceu e vai ficar bem grandão”, explicou Ana Júlia Paiola, 4 anos. “Esse aqui é meu trabalho. No sistema solar tem a lua, o sol, os planetas e as estrelas. E aqui a gente fez esse foguete para ir até a lua”, contou Joaquim Ernesto da Cruz, 3 anos. “Os dinossauros, eles eram muito grandes! Aqui tem a caverna, o fóssil, morcegos e aranhas”, disse Camila Hardt, 4 anos.

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Para deixar a feira mais atraente, os pais foram convidados para prestigiar os trabalhos. “Além do que produzem na escola, eles fazem atividades em casa com os pais, visando essa interação da comunidade com a instituição”, comentou a supervisora. “Em todo trabalho na escola nós estamos envolvidos com ela. É muito importante para o crescimento e aprendizado deles, até para definir uma futura profissão”, disse o pai, Júnior de Lates.

Nas últimas semanas de setembro, 26 CMEIs realizaram as feiras. Cada um elegeu o projeto que representará a instituição na 3ª edição do projeto Cientista Kids da Rede Municipal de Ensino de Guarapuava, que ocorrerá no Paço Municipal, dia 16 de outubro, das 14h às 16h.