Prefeitura Municipal de Guarapuava
Construção do Plano Municipal de Políticas para as Mulheres é apresentado na Câmara Municipal
IMG_0085 (1)

Desde fevereiro a Secretaria de Políticas para as Mulheres e diversas entidades e organizações do município estão trabalhando no desenvolvimento do Plano Municipal de Políticas para as Mulheres, instrumento que pretende auxiliar no planejamento de toda política pública do município, para os próximos dez anos. Para cumprir mais uma das etapas da construção do Plano, foram apresentadas na Câmara Municipal, na sessão do dia 22, os objetivos, metodologia e eixos do plano. “Precisamos do envolvimento dos vereadores no processo de construção do Plano porque nosso objetivo é transformar as ações de governo em políticas. Queremos garantir e ampliar a permanência das políticas para as mulheres em Guarapuava”, explica a Vice-prefeita e Secretária de Políticas para as Mulheres, Eva Schran.

O Plano Decenal de Políticas para as mulheres vai definir metas em seis eixos de trabalho: autonomia econômica e capacitação para o mercado de trabalho; enfrentamento a violência contra a mulher; saúde das mulheres e direitos reprodutivos; educação, cultura e qualidade de vida; participação política e controle social; e direitos humanos. Para a vereadora Nerci Guiné, a construção do plano representa uma segurança na garantia da execução das políticas para as mulheres, “Por meio da consolidação do Plano é possível garantir aquilo que as mulheres já têm de direito e também dar espaço para aqueles que não têm voz, nem vez. Os vereadores recepcionaram bem a proposta, mas temos muito que avançar para conhecer de perto todas as expectativas do plano”, disse.

A coordenadora do Plano, Adriele Inácio, explica a importância de apresentar aos vereadores a elaboração e incluí-los nesse debate “A última etapa do processo e elaboração do Plano é a aprovação na Câmara Municipal para que ele tenha força de lei, Por isso, a necessidade de os vereadores estarem alinhados com a realidade das mulheres guarapuavanas, as metas e prioridades das políticas públicas”.

Estão agendadas várias reuniões para a construção do Plano Municipal de Políticas para as Mulheres e toda a população é convidada a participar. A próxima está marcada para os dias 12, 19 e 26 deste mês, onde será realizada a elaboração e apresentação das metas.

 

Confira o cronograma de elaboração:

10/05 – Finalização do plano

25/05 – Apresentação do Plano

31/05 e 14/06 – Finalização e protocolo



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet