Prefeitura Municipal de Guarapuava
Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável terá participação do Candomblé
candomble

Durante o XV Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável, como forma de agregar as diferentes manifestações religiosas, representantes do Candomblé estarão presentes no dias 10, 11 e 12 de julho, no Vittace Centro de Exposições e Eventos. Além de palestras e debates, apresentações de danças vão representar essa religião que foi criada a partir de tradições africanas.

O Candomblé tem sua visão religiosa baseada na devoção aos orixás (divindades que fazem a ligação entre o mundo espiritual e terreno, em rituais mágicos e no culto aos seus ancestrais). Segundo narrativas orais, foi por volta de 1830, que três africanas (Iyá Nassô, Iyá Detá e Iyá Kalá) fundaram, na Bahia, o primeiro templo-convento da religião conhecida como Ilê Iyá Nassô, que se traduz como Casa da Mãe Nassô. Atualmente, no Brasil, existem vários tipos de Candomblé, sendo a origem étnica, a principal diferença entre eles. Em Guarapuava, segundo o presidente da Federação Paranaense de Umbanda e Cultos Afro Brasileiros, Dorival Simões, “existem quatro terreiros e para cada orixá há um canto, dança e indumentária especial”, explicou.

As cerimônias do Candomblé ocorrem em locais afastados, no período da noite e em contato com a terra, que transmite as forças da natureza. A estrutura da festa é dividida em três partes: a primeira, que ocorre à tarde, com sacrifícios e oferendas; a segunda, que é a festa em si, quando, na presença do público, os filhos de santo incorporam os orixás; e a terceira fase, o encerramento com a roda de Oxalá, o deus criador do homem.

Além do Candomblé, os participantes do evento poderão conhecer a história e singularidade de outras manifestações religiosas que farão parte do Congresso, compondo a diversidade guarapuavana. As inscrições seguem abertas e podem ser feitas pelo site.

Ao final do evento, todos os participantes receberão certificados de 20h. O XV Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável é organizado pela Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Turismo, em parceria com a Fundação São José de Campo Mourão.

Publicado em: 06/07/2019



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet