Notícias

Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável reunirá religiões de Guarapuava

01/07/2019

Guarapuava está se consolidando como referência em vários setores e, atualmente, vêm ganhando ainda mais visibilidade no turismo. Isso porque, a administração municipal tem fomentado investimentos na cidade ligados a esse setor com diversas ações e projetos, como por exemplo, o Festival de Inverno Gastronômico e o programa Guarapuava Turística 2026. Os resultados estão vindo, exemplo disso, é a escolha de Guarapuava para sediar o XV Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável, que ocorrerá nos dias 10, 11 e 12 de julho. Serão três dias de palestras e debates, abordando temas de diferentes religiões. Além disso, os congressistas também poderão conhecer histórias de igrejas que fazem parte da nossa cidade, como a Catedral Nossa Senhora de Belém.

Com uma arquitetura antiga, a Catedral embeleza o centro da cidade. Segundo a oralidade popular, a imagem de Nossa Senhora de Belém veio de Portugal em 1818, trazida por Laura Rosa da Rocha Loures.  A caminho da região, a expedição foi atacada por índios Kaigangs, às margens de um rio. No mesmo momento, Laura fez a promessa de que, se conseguisse sobreviver ao ataque, construiria uma capela para homenagear Nossa Senhora. A mulher foi ferida, mas sobreviveu. A construção da igreja já estava nos planos do evangelizador que atendia à Religião, Francisco das Chagas Lima, o Padre Chagas. Assim fundou-se a primeira igreja de Guarapuava, que existe há mais de dois séculos. Documentos oficiais da época registram que, após a fundação da igreja, a cidade começou a crescer ao seu redor, trazendo um marco histórico para o município e para os fiéis da Igreja Católica. Em 16 de dezembro de 1965 foi criada a Diocese de Guarapuava que atualmente é composta por 47 paróquias, além de institutos, santuários e 1.034 comunidades, distribuídas em quatro decanatos: Centro, Pinhão, Laranjeiras e Pitanga.

Além da religião católica, os participantes do evento poderão conhecer a história e singularidade de outras manifestações religiosas que farão parte do Congresso, compondo a diversidade guarapuavana. As inscrições seguem abertas e podem ser feitas online. 

catedral (2)

Publicado em: 01/07/2019