Notícias

Comunidade muçulmana participará do XV Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável

03/07/2019

Buscando estimular o debate sobre diversidade religiosa e destacar a importância de discussões sobre turismo religioso, Guarapuava sediará o XV Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável, entre os dias 10 e 12 de julho. Comunidades guarapuavanas de diversas religiões já confirmaram presença, entre elas, a muçulmana. “O Congresso nos ajudará a conhecermos melhor outras religiões, culturas, templos de fé e, também, a ampliarmos nossas percepções sobre a riquezas das religiões”, declarou o responsável pela mesquita da cidade, Sheikh Javad.

A comunidade muçulmana está em Guarapuava desde 1960 e se reúne, desde 1978, na Mesquita Fátima Zahra (A.S). Para eles, uma forma importante de contato com a palavra de Deus é através do Alcorão Sagrado. Entre os costumes dessa comunidade também estão as práticas constantes de manifestação da fé, como o ato de orar cinco vezes ao dia; o jejum de Ramand; o encorajamento do bem e oposição ao mal; peregrinação a Meka; ações de caridade aos necessitados (zakat e khums); fidelidade Ahlul Bait (Profeta Muhammad e família purificada dele) e oposição aos seus inimigos. Na rotina de atividades da Mesquita, a comunidade se encontra em reuniões semanais fixas e em eventos específicos do grupo.

Além da comunidade muçulmana, os participantes do evento poderão conhecer a história e singularidade de outras manifestações religiosas que farão parte do Congresso, compondo a diversidade guarapuavana. As inscrições seguem abertas e podem ser feitas online. Todos os participantes inscritos receberão certificados de participação.

Publicado em: 03/07/2019