Prefeitura Municipal de Guarapuava
Como parte do Projeto Samuzinho, alunos visitam base de atendimento do Samu
projeto samuzinho (10)

Na manhã desta quinta-feira (10), como parte do Projeto Samuzinho, da Secretaria de Saúde, cerca de 210 alunos da Escola Municipal Alcindo de França Pacheco estiveram na base de atendimento do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) no bairro Trianon. As crianças, de 7 a 10 anos, visitaram o setor de atendimento telefônico e regulação médica e entenderam como acontecem os salvamentos de urgência e emergência. Estavam em exposição os materiais de trabalho, macas, tábuas, ataduras, incubadoras e desfibriladores, além de ambulâncias.

Segundo a secretária de Saúde, Renata Araújo, a iniciativa de aproximar as crianças do trabalho do Samu é importante pelo fato de que elas são disseminadores de informações para as famílias. “Elas vão multiplicar o que aprendem sobre o trabalho do Samu, quanto às operações de primeiros socorros. Também são conscientizadas sobre a importância de não passarem trotes”, explica. “É a primeira vez que nossas crianças têm a oportunidade de tirar suas dúvidas diretamente com os profissionais que salvam vidas. Elas estão muito mais atentas ao trabalho do Samu”, aponta a professora Neura Marcos, que trabalha há 18 anos na Escola Municipal Alcindo de França Pacheco.

O aluno Thiago Rodrigues, do 5° ano, conheceu os equipamentos das ambulâncias e ficou animado com a prática de primeiros socorros que foi realizada com os alunos. “Aprendi que nunca podemos passar trotes porque é ruim para o trabalho do Samu. A visita aqui foi bem legal, pois eu não conhecia uma ambulância por dentro e nem sabia que existia uma maca que deixa os pacientes imóveis”, conta curioso o menino.

Para o enfermeiro e coordenador do projeto Samuzinho,  Marcos Aurélio de Lima, as escolas municipais públicas de Guarapuava aprovaram o projeto, que conta com um cronograma de visitas até o final do ano. Estão previstas orientações também nas escolas particulares. “No primeiro momento vamos às escolas e falamos com os alunos sobre a importância de ninguém passar trotes. Só no mês de julho foram 1.088 ocorrências desse tipo. Nesta segunda etapa, estamos recebendo as visitas das crianças. Na última fase do projeto, na primeira quinzena de dezembro, vai acontecer a certificação dos alunos e escolas participantes como Amigos do Samu – Samuzinho”, esclarece.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet