Prefeitura Municipal de Guarapuava
Comitiva da Secretaria de Turismo realiza visita técnica ao Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves
WhatsApp Image 2018-06-29 at 10.26.41 (1)

Em busca do aprimoramento dos serviços e do atendimento ao turista, uma Comitiva da Secretaria de Turismo de Guarapuava fez uma visita técnica a um dos mais importantes roteiros históricos e turísticos de Bento Gonçalves (RS), nesta quinta-feira (28), o Caminhos de Pedra. “Estamos incentivando o desenvolvimento do turismo em Guarapuava e buscamos casos de sucesso que possam nos orientar na estruturação de serviços no Caminho de São Francisco, para que nosso município se firme no Estado como mais uma rota turística na região central do Paraná”, explica o diretor da Secretaria de Turismo, Márcio de Sequeira.

Localizado na colônia São Pedro, o roteiro Caminhos de Pedra possui 16 quilômetros e passa por construções em pedra e madeira. O cenário resgata as primeiras casas dos imigrantes que chegaram do Norte da Itália. São moinhos, casas de massas, de teares, de erva-mate e de ovelhas, além de cantinas e capelas. De acordo com a presidente da Associação Caminho de Pedras Maristela Pastorello Lerin, para que um roteiro seja procurado pelos turistas e torne-se referência, precisa oferecer boa infraestrutura, seja na parte física, cultural, gastronômica e, principalmente, no acolhimento e na hospitalidade. “É preciso resgatar os costumes e oferecer variedade de produtos. Não foi de uma hora para outra que conseguimos construir esse roteiro. Para chegar até aqui foram muitos erros e acertos, mas com persistência e, principalmente, empreendedorismo local, o Caminho das Pedras hoje é um caso de sucesso, traz o sustento de inúmeras famílias e é referência internacional de turismo”.

Nos estabelecimentos ao longo do caminho há ainda a oferta de produtos coloniais, como queijos, salames, conservas, doces, sucos, geleias, biscoitos, iogurtes, massas e vinhos artesanais, mate para chimarrão e produtos à base de leite de ovelha. “Muitos produtores de Bento Gonçalves vivem essencialmente do turismo, então vamos pensar em incentivos e facilidades para que nossos produtores rurais possam, ao longo do Caminho de São Francisco, ofertar os produtos típicos da nossa região. Será mais um atrativo para quem visita nossa região, além de gerar emprego e renda para nossa gente”, comenta a diretora da Secretaria de Turismo, Márcia Berbert.

Ainda de acordo com a Presidente da Associação, o empreendedorismo local no Caminho de Pedras começou com o incentivo às mulheres, que buscavam uma renda a mais para as famílias. “A Prefeitura de Guarapuava incentiva o desenvolvimento turístico e econômico sempre envolvendo as mulheres, o que demonstra nossa atuação à promoção de políticas públicas transversais de empoderamento e empreendedorismo feminino. A experiência de Bento Gonçalves serve como referência para nós”, ressalta a Secretária de Políticas para as Mulheres, Priscila Schran, que acompanha a comitiva para conhecer experiências que podem aplicadas em Guarapuava.

A coordenadora do curso técnico de gastronomia da Faculdade Guairacá, Leila Pires, que também acompanha o grupo, disse que é preciso, em primeiro lugar, incentivar e qualificar os produtores de Guarapuava. “Aqui temos um exemplo bem sucedido do turismo. Todos os profissionais que nos receberam em suas propriedades são extremamente qualificados para receber os turistas. Precisamos instruir nossos produtores, pois a gastronomia está presente de alguma forma em todos os lugares visitados, seja como refeição ou como produtos para levar na viagem”.

Rota do Vinho x Rota da Cerveja

Considerada a capital nacional do vinho, a cidade de Bento Gonçalves recebe milhares de turistas durante o ano e o enoturismo é o principal atrativo da região. “O Rio Grande do Sul tornou-se referência na produção de vinhos assim como nós podemos ser referência na produção de cervejas. Somos a Capital Paranaense da Cevada e do Malte, título conferido por Lei Estadual, além disso temos a maior maltaria da América Latina e a grande produção de cevada. Nos últimos anos também tivemos aumento do número de cervejarias artesanais”, completa Márcio de Sequeira.

Postado em: 29/06/2018



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet