Prefeitura Municipal de Guarapuava
Com previsão de fortes chuvas, Defesa Civil está em alerta em Guarapuava
IMG_6825

Desde a noite de sexta-feira (10), a Defesa Civil em Guarapuava está monitorando as áreas de risco no município e acompanhando os níveis de água dos rios. “Estamos em alerta com todas as ações já definidas se for necessário fazer alguma intervenção na cidade por causa da chuva”, explica a coordenadora da Defesa Civil, Rosely Haick Vitorassi, durante reunião na Secretaria de Assistência Social na tarde deste domingo (12).

Na presença de representantes da Defesa Civil, a reunião definiu as ações estratégicas que devem ser tomadas em caso de alagamentos. De acordo com o Secretário Executivo, Edony Kluber, que estava presente na reunião, com a experiência das ações imediatas tomadas na última enchente, todos os coordenadores da Defesa Civil já sabem o que fazer em caso de emergência. “Se for preciso retirar alguma família de casa já temos definidos locais que podem servir de abrigos, assim como as outras ações para cuidar da população que precisar de ajuda”, comenta o secretário, ao lembrar que a ajuda dos voluntários em situações de emergência é de extrema importância. “Se for necessário fazer alguma intervenção vamos entrar em contato com os coordenadores das entidades voluntárias de Guarapuava para que se unam à Defesa Civil”.

Até o momento não houve registro de nenhuma casa ou rua alagada em Guarapuava. Segundo o Simepar já choveu 200mm desde o dia 1º de julho. O acumulado representa o montante previsto para todo o mês. “De quatro em quatro horas estamos monitorando a situação e orientando as famílias para que mantenham seus documentos em sacos plásticos em locais de fácil acesso”, comenta Rosely Haick Vitorassi.

O maior alerta da Defesa Civil é para a previsão de fortes chuvas nos próximos dias, principalmente para o volume de água que deve cair durante a semana. Segundo a coordenadora da Defesa Civil, nesta segunda-feira (13) será realizada uma nova reunião da Defesa para repassar as ações. “A previsão é que de terça (14) a quinta-feira (16) chova mais de 160mm, por isso precisamos estar em alerta. Há risco de alagamentos e enxurradas, aumento dos níveis dos rios e não descartamos a possibilidade de deslizamentos de encostas”.

Obras da Prefeitura de Guarapuava reduzem possíveis alagamentos

Durante as visitas de monitoramento da Defesa Civil na Vila Concórdia, prolongamento da XV de Novembro, Vila São Vicente, Vila Bela, Residencial 2000, além das proximidades do Arroio do Engenho e Jardim das Américas, foi constatado que as obras da Prefeitura de Guarapuava para evitar novos alagamentos já surtiram efeitos em vários bairros da cidade.

“Com o grande volume de água dos últimos dias já vimos a importância do desassoreamento do rio Cascavelzinho. Em outras épocas esses bairros já estavam debaixo da água”, comenta a coordenadora da Defesa Civil que ainda lembrou da construção dos asfaltos com galerias pluviais. “Essas obras são de extrema importância porque onde têm esses novos asfaltos, a água não entra mais nas casas e é escoada para as galerias pluviais”.

Orientações da Defesa Civil

Para prevenir possíveis desastres, a Defesa Civil já se antecipou e está percorrendo os bairros orientando a população para:

– Guardar os documentos em sacos plásticos e em locais de fácil acesso;

– Ao sair de casa, desligue a chave geral de eletricidade e feche o registro de gás e de água, desligue os eletrônicos da tomada;

– Lembrar-se de soltar os animais de estimação;

– Deixar eletrodomésticos e móveis em locais seguros;

– Mantenha produtos de limpeza, alimentos e objetos de valor fora do alcance das águas;

– Não coloque na rua sacos de lixo, entulhos e galhos;

– Evite contato direto com água e lama da inundação. Use luvas e botas;

– Beba apenas água filtrada e fervida;

– Se faltar energia evite o uso de velas, tenha uma lanterna sempre à mão, lembre-se que o celular pode iluminar áreas pequenas se for necessário;

– Solicite ajuda diante deste quadro à Defesa Civil ou Corpo de Bombeiros.

ORIENTAÇÕES E EMERGÊNCIAS (24 Horas)

Defesa Civil e Corpo de Bombeiros: 193

Polícia Militar: 190

SAMU: 192



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet