Prefeitura Municipal de Guarapuava
Com entrega de conjunto para fenação, Secretaria de Agricultura repassa R$ 230 mil em equipamentos e insumos para comunidade do Paiquerê
entrega equipamentos paiquere (2)

O prefeito Cesar Silvestri Filho esteve na comunidade do Paiquerê, no Distrito da Palmeirinha, no último final de semana. Acompanhado do secretário de Agricultura, Itacir Vezzaro, ele entregou o último equipamento do conjunto para fenação repassado pela Prefeitura de Guarapuava para a Associação de Moradores do Paiquerê. Agora cerca de 60 famílias contam com uma enfardadeira, uma segadeira e um ancinho para a produção de feno, mecanizando e melhorando o trabalho no campo.

“O trabalho da nossa administração é voltado para as pessoas e todos os investimentos são feitos para melhorar a qualidade de vida da população. Com a vinda dos equipamentos para a comunidade, todos vão poder otimizar a fenação e distribuir melhor o tempo”, destaca Cesar Filho. A associação também já recebeu uma carreta basculante, um trator 75CV, uma ensiladeira com colhedora de forragens e um encanteirador, todos cedidos em comodato pela Secretaria de Agricultura.

O presidente da associação de moradores, Manoel José da Cruz, aponta que as famílias percebem a diferença do trabalho após os investimentos feitos pela Prefeitura de Guarapuava na região. “Havia a vontade de produzir feno na região, mas sem equipamentos não tinha como. Agora estamos agregando valor à propriedade”. Manoel mora desde que nasceu no Paiquerê, há 57 anos. Ele e a esposa são produtores de leite e também possuem gado de corte.

Pensando na melhora da produção da agricultura familiar do local, a Secretaria de Agricultura, desde 2013, já distribuiu 144 toneladas de calcário e 5,5 mil quilos de fosfato para a correção do solo. “Somando o valor em equipamentos e insumos, já repassamos R$ 230 mil para a comunidade”, enumera Vezzaro. Os produtores também contam com a segurança da comercialização de seus produtos, vendendo-os para as merendas escolares municipal e estadual. Além disso, foram entregues habitações rurais e as equipes da prefeitura realizam a vacinação contra a brucelose nos bovinos. O secretário Executivo, Edony Klüber, e a presidente da Carmug (Central das Associações Rurais do Município de Guarapuava), Zenilda Araújo, também acompanharam a visita ao Paiquerê. 



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet