Clássicos do cinema serão exibidos na mostra cinematográfica “Neve em cena”

23/07/2014

Nesta quarta-feira (23), inicia a mostra de cinema “Neve em cena”. De 23 a 25 de julho, serão exibidos três clássicos do cinema em que o inverno tem papel crucial em suas histórias: “Fargo” (1996), “Louca Obsessão” (1990) e “O Iluminado” (1980). Todas as sessões estão programadas para iniciar às 15h, com entrada franca (classificação 16 anos), no Salão Nobre da Faculdade Campo Real. A mostra integra a programação oficial do Festival de Inverno de Guarapuava 2014, é uma realização da parceria entre o Clube de Cinema da Faculdade Campo R­­­eal e a Prefeitura Municipal.

No primeiro dia (23), será exibido “Fargo”, produção dirigida pelos irmãos Joel e Ethan Coen. Ganhador dos Oscars de roteiro original e de melhor atriz (Frances McDormand), o filme narra uma história ambientada na pequena cidade americana de Fargo, na Dakota do Norte. Em 1987, um falido gerente (William H. Macy) de uma revendedora de automóveis apela para o sequestro da própria esposa (Kristin Rudrud). Mas, uma série de acontecimentos não previstos resulta em um triplo assassinato e uma chefe de polícia grávida (Frances McDormand) tenta elucidar o caso.

Na quinta-feira (24), a mostra exibe “Louca Obsessão”, de Rob Reiner. Baseado num livro de mistério do famoso escritor Stephen King, o filme apresenta a história de Annie (Kathy Bates), uma enfermeira obcecada pelos livros escritos por Paul Sheldon (James Caan). Após ter sofrido um acidente, Paul é socorrido por Annie, que o leva para sua isolada casa e cuida de sua saúde. Mas, certo dia, ela acaba tendo acesso aos originais do próximo livro do escritor e descobre que sua personagem predileta será morta. Essa revelação faz com que sua personalidade doentia se revele e o escritor se vê à mercê das loucuras da admiradora.

Na sexta-feira (25), o encerramento da mostra fica a cargo do clássico “O Iluminado”, a versão dirigida por Stanley Kubrick para outro livro de King. Durante o inverno, um homem (Jack Nicholson) é contratado para ficar como vigia em um hotel no Colorado e vai para lá com a mulher (Shelley Duval) e seu filho (Danny Lloyd). Porém, o contínuo isolamento começa a lhe causar problemas mentais sérios, o que acaba deixando-o cada vez mais agressivo e perigoso. Ao mesmo tempo, seu filho passa a ter visões de acontecimentos ocorridos no passado.