Cesar Filho participa de debate sobre gestão pública e cidades inteligentes, em Curitiba

14/06/2019

As ações inovadoras de gestão pública da Prefeitura de Guarapuava foram destaques em um debate sobre Gestão Pública e Cidades Inteligentes, na UniBrasil, em Curitiba. Na noite dessa quinta-feira (13), o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, discutiu o tema com professores e estudantes, abordando projetos aplicados no município. “Muito feliz em ver Guarapuava sendo reconhecida no ambiente acadêmico como referência em planejamento, gestão pública e cidade inteligente. São diversos projetos e ações que aplicamos e aprimoramos para buscar soluções colaborativas de desenvolvimento. Mais uma vez, tenho certeza de que estamos no caminho certo”, destacou, Cesar Filho.

O debate integrou as atividades de lançamento do curso de pós-graduação em Gestão Pública e Cidades Inteligentes da instituição. Ao lado de pesquisadores e profissionais da área, como Luiz Gustavo Comeli, Cézar Bittencourt, Denis Alcides Rezende e Luciana Muller, Cesar destacou iniciativas feitas no município como os aplicativos Cidade Mob, Fala Saúde e a instalação do Celeiro de Inovação. Além disso, a necessidade de uma participação efetiva da população para a funcionalidade dos serviços tecnológicos também foi ressaltada. “Se eu tenho uma administração pública que cuida da cidade de forma inteligente, eu sei que, de alguma forma, ela vai se antecipar a problemas, vai facilitar minha vida. Neste ponto entra o fator colaborativo. A cidade inteligente é a que usa a colaboração do cidadão para obter informação e o feedback para aperfeiçoar ferramentas de planejamento”, afirmou o prefeito.

De acordo com a coordenadora do programa, Luciana Muller, a participação do prefeito guarapuavano contribuiu no aspecto de aplicabilidade de propostas inovadoras e de cidades inteligentes, evidenciando os desafios do gestor público neste processo. “Escolhemos debater esse tema cientes da grande demanda por soluções inovadoras para as cidades atuais. A grande provocação deste debate é buscar caminhos de aplicação tecnológica no meio urbano de forma inteligente, encontrando estratégias e soluções colaborativas em diferentes níveis culturais das cidades. Neste sentido, os gestores públicos assumem um papel fundamental como agentes fomentadores dessa mudança”, finalizou.

Publicado em: 14/06/2019