Prefeitura Municipal de Guarapuava
Cesar Filho entrega conjunto de miniprocessamento de alimentos a produtores do Banhado Grande
IMG_3072

Mais de 60 famílias, do Banhado Grande, em Entre Rios, poderão ampliar sua renda. Todas serão beneficiadas com um conjunto de miniprocessamento de alimentos, o que vai agregar valor ao produto in natura. A entrega foi feita pelo prefeito Cesar Silvestri Filho e o secretário de Agricultura, Itacir Vezzaro, através do Programa Vida Rural, na manhã desta quinta-feira (12). Os equipamentos foram adquiridos com recursos de emenda parlamentar do ex-deputado federal Cezar Silvestri. “Queremos estimular nosso pequeno agricultor, fazendo com que a produção seja mais rápida, eficiente e, ao mesmo tempo, diferenciada. Além do aumento da geração de renda, os pequenos produtores familiares vão ter melhor qualidade de vida”, afirma Cesar Filho.  

Segundo Vezzaro, haverá um treinamento para operação do mini trator que integra o conjunto. “O prefeito não mede esforços para ajudar o pequeno produtor. Estamos entregando equipamentos que fazem a diferença na agricultura familiar”, destaca o secretário. “Entre os equipamentos estão o mini trator, uma câmara fria, centrífuga e celadora. Caso os produtores do Banhado Grande necessitarem do maquinário pesado, que já foi entregue ao Assento Bananas, por exemplo, eles poderão entrar em contato com nossa equipe e a Carmug [Central de Associações Rurais do Município de Guarapuava] irá coordenar a utilização das máquinas”, completa.

Seu Ildefonso Paulo Moraes mora no Banhado Grande há 58 anos. Para ele, um lugar bom de viver. “Fico muito feliz em ver a evolução de dois anos para cá. Hoje posso afirmar que, aqui no interior, temos o que a cidade proporciona”, diz Moraes, que planta milho e feijão, com ajuda da esposa e filhos, que também investem na avicultura. “O trabalho na terra não é fácil e exige muito do corpo. As máquinas e equipamentos vão nos ajudar, não só na produção, mas também na qualidade de vida”, acrescenta. Neuraci Marcondes estava animada com a entrega dos equipamentos. Ela e seu marido cultivam alface e repolho há menos de um ano. “Cresci aqui e percebo que o desenvolvimento agora está presente no nosso dia a dia. Fico muito feliz em ver que nosso prefeito vem até nós, se preocupa com nossa melhorara de vida e proporciona uma geração de renda mais eficiente”.

A comunidade também irá receber o projeto Porteira Adentro, desenvolvido pela Prefeitura de Guarapuava, que prevê a melhoria dos acessos dentro das pequenas propriedades, facilitando o escoamento da produção. Durante a entrega do conjunto, também estavam presentes o vereador Celso Costa, a presidente da Carmug, Zenilda Araújo, o presidente da Associação de Moradores do Banhado Grande, Mario de Paula Moraes.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet