Prefeitura Municipal de Guarapuava
Centenas de guarapuavanos acompanham posse do prefeito Cesar Silvestri Filho em Guarapuava
posse-prefeitura-39

O dia 1º de janeiro de 2017 deixa mais uma grande marca na história de Guarapuava com a posse do segundo mandato de Cesar Silvestri Filho como prefeito. A cerimônia, realizada no Paço Municipal, foi acompanhada por autoridades, como os ex-prefeitos Nilvado Kruger e Ney Caldas, além de centenas de guarapuavanos. “Sinto imenso orgulho de saber que o Cesar Silvestri Filho vai comandar nossa cidade pelos próximos anos porque sabemos que ele não tem medo de investir na nossa cidade e na nossa gente”, comemorou Arlete Vosniak, moradora do Jardim Los Angeles ao lembrar das importantes obras realizadas nos últimos anos. “Guarapuava hoje é uma nova cidade e o prefeito Cesar não fez apenas obras no centro, ele lembrou dos bairros também. Há mais de 40 anos pedimos pelo asfalto que agora veio. Uma obra completa: esgoto, asfalto, calçadas, meio-fio e as galerias pluviais. Isso é respeito com os cidadãos guarapuavanos”.

Cesar Silvestri Filho foi reeleito em Guarapuava com 63% dos votos e, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas em dezembro do ano passado, o prefeito encerrou seu primeiro mandato com um índice recorde de aprovação popular de 77,6%, ou seja, três, a cada quatro guarapuavanos, aprovam a administração de Cesar Filho. 

Em seu discurso, emocionado, o prefeito reassumiu o compromisso com o desenvolvimento de Guarapuava e a melhoria da qualidade de vida da população. “Começo hoje um novo mandato cheio de energia e vitalidade para continuar administrando Guarapuava para os guarapuavanos e colocando as pessoas sempre em primeiro lugar. Agradeço a todos pela confiança que depositaram em mim. Tenham certeza que farei o melhor para todos nós”.

Cesar Filho também lembrou que a conquista pela aprovação recorde de seu governo é mérito de muitas pessoas que estão contribuindo com Guarapuava. “Além de todos os profissionais que temos aqui na Prefeitura executando com excelência suas atividades, contamos ainda com o apoio de inúmeros parceiros que querem o bem da nossa cidade e da nossa gente. Não posso deixar de agradecer também o apoio do Governador Beto Richa que nunca mediu esforços para atender nossas demandas e investir em Guarapuava”, disse o prefeito ao anunciar que fecha a gestão de seu primeiro mandato com superávit nas contas da administração municipal. “Em tempos de crise soubemos administrar e equilibrar nossas contas e nunca deixamos de lado os investimentos”.

Durante a cerimônia também foi realizada a transmissão de cargo da vice-prefeita Eva Schran para o vice-prefeito eleito, Itacir Vezzaro. “Sinto imensa gratidão pela vida. Tudo que fiz até hoje foi com grande dedicação por isso me orgulho do caminho que trilhei. Nos últimos quatro anos participei da gestão do prefeito Cesar Filho como secretário de agricultura e conseguimos garantir a melhora da qualidade de vida de centenas de produtores rurais. Agora, como vice-prefeito nosso desafio aumenta, mas tenho a certeza, que junto com toda a equipe que já nos demonstrou competência, vamos conseguir fazer muito mais! Quero ser participativo, atuante e contribuir com a administração do nosso município, ao lado do prefeito Cesar Filho, ouvindo e atendendo as demandas da população guarapuavana”, afirmou.

Ao transmitir o cargo, Eva Schran, em seu discurso, falou sobre a gratidão por todo o trabalho público que foi desenvolvido até hoje e agradeceu a confiança do Prefeito Cesar Filho na sua gestão como vice-prefeita. “Foi um imenso desafio, mas foi recompensador porque hoje vejo como Guarapuava se desenvolveu nas políticas públicas para as mulheres. Nossa cidade hoje é referência e modelo para outros municípios no combate à violência contra a mulher”, disse emocionada.

A deputada estadual Cristina Silvestri, garantiu forte atuação no apoio do Governo do Estado para mais investimentos em Guarapuava, ao lembrar do resgate do orgulho guarapuavano. “Sinto imenso orgulho do trabalho do prefeito Cesar Filho porque nesses últimos anos ele conseguiu resgatar o orgulho guarapuavano, elevando nossa cidade ao local de onde nunca deveria ter saído: polo e referência para todo o Estado. Tenham certeza que continuarei trabalhando diariamente, junto ao Governo do Estado, para que grandes investimentos venham para a nossa cidade”.

Durante seu discurso, o presidente da Agepar, Cezar Silvestri, falou sobre a responsabilidade para comandar Guarapuava. “A responsabilidade é grande, mas tenho certeza que o Cesar Filho fará mais um excelente mandato! Já vimos do que ele é capaz nesses últimos anos e vamos ter motivos para nos orgulhar muito mais”, exclamou.

Na solenidade na Câmara de Vereadores, logo após a posse dos vereadores eleitos e votação do presidente e da composição da mesa diretora, o Prefeito Cesar Silvestri Filho fez seu discurso de posse. 

Veja na íntegra:

Senhoras e senhores.

Estamos protagonizando hoje mais um daqueles momentos que marcam de forma indelével a longa e altiva história da nossa querida Guarapuava. Para mim, é um momento ainda mais extraordinário de júbilo e alegria, porque inscreve nessa história a realização de um desafio, cujo reconhecimento se cristaliza nesta oportunidade, em que temos a honra de poder renovar solenemente o compromisso da vocação que nos fez adotar a vida pública como ideal da nossa existência.

Quatro anos atrás, neste mesmo local e nesta mesma data, tive o privilégio de assumir pela primeira vez o mandato de prefeito de Guarapuava, ao lado da vice-prefeita Eva Schran e dos vereadores que então assumiam os seus mandatos. Vivi naquele dia um misto de alegria e ansiedade sem igual. Tinha clareza dos grandiosos desafios que nos esperavam, havia me preparado para levar adiante o projeto de modernização e desenvolvimento que há muito sonhara para a cidade em que nasci e sabia da imensa expectativa que havia despertado no povo guarapuavano. Mas sabia, acima de tudo, o quanto dessa tarefa histórica eu cobraria de mim mesmo.

Disse naquele dia e repito hoje, que sou filho de uma Guarapuava tradicional, com uma história riquíssima e essencialmente conservadora, cuja identidade espelha o melhor do Brasil profundo e verdadeiro, mas a missão que nos impunha naquele momento era sintonizar Guarapuava ao verdadeiro espírito contemporâneo, levando-a a assumir-se como protagonista e líder de um movimento essencialmente transformador, moderno, pujante e conectado às melhores referências do mundo, capaz de enxergar o presente com os olhos do futuro e de construir o futuro com a ousadia visionária dos empreendedores que miram utopias, enquanto erguem realidades.

Desde então, essa é a diretriz maior e mais abrangente que tem pautado cada iniciativa e cada ação desenvolvida ao longo destes quatro anos. Um tempo de muito trabalho, de muita dedicação, de um aprendizado permanente, intenso e revigorante; e de extraordinário amadurecimento de todos nós, que estamos vivendo juntos o apaixonante desafio de conduzir os destinos de Guarapuava.

Cumprimos, desse modo, a primeira e mais difícil etapa do processo de mudança a que nos propusemos – a criação das condições básicas de infraestrutura e serviços públicos, o planejamento e a viabilização de recursos e o convencimento de parcelas expressivas da comunidade, sem as quais nenhum processo de mudança consegue se estabelecer.

A confiança do povo manifestada na reeleição e os consistentes índices de reconhecimento e aprovação registrados pelas pesquisas de opinião pública, ainda mais relevantes quando contrastados com o ambiente de profundo desgaste dos agentes públicos, decorrentes da agenda crítica que tem marcado o cenário político mais amplo, representam o melhor indicativo e o melhor estímulo para seguir nesta caminhada, confiantes de que estamos desempenhando a nossa missão em conformidade com os desejos e as expectativas dos nossos conterrâneos. Constituem, por isso mesmo, uma responsabilidade ainda maior, tanto no que diz respeito especialmente ao novo mandato que estamos iniciando agora, mas também em relação às missões que, assim espero, ainda estejamos destinados a cumprir no futuro.

Quero registrar e agradecer de forma muito especial às pessoas e às forças vivas da comunidade que, de algum modo, contribuem e participam da história que estamos construindo em Guarapuava. Aos servidores municipais, pela confiança e pelo empenho com que abraçaram o nosso plano de governo. Aos companheiros de caminhada, aos bravos companheiros que estiveram ao nosso lado, pelas ruas de Guarapuava, de casa em casa, apresentando nossas propostas. Agradeço também às entidades, instituições, empresas, lideranças do mundo político, religioso, social e empresarial, organizações da sociedade civil e aos militantes da cidadania, dentre os quais cumpre destacar muito especialmente aqueles a quem o povo outorgou o honroso mandato de vereador, pelo apoio e pelas sugestões, ideias e postura crítica que nos mantém em sintonia com as mais legítimas aspirações da cidade. São, todos eles, os verdadeiros protagonistas do extraordinário avanço que se espraia por toda Guarapuava.

Ainda que estejamos vivendo um momento particularmente positivo em Guarapuava, é preciso ter muito claro, porém, o cenário de extrema dificuldade que se apresenta para este futuro imediato, em razão fundamentalmente da crise da economia nacional. É certo, todavia, que o Brasil vai superar essa circunstância crítica, olhando para o futuro com generosidade e retomando o quanto antes o caminho da reconciliação e do desenvolvimento, para o qual não faltará o apoio e o empenho do povo e das lideranças de Guarapuava.

Quero salientar aqui um aspecto que considero extremamente importante. Para mim e para o meu vice, Itacir Vezzaro, este é um novo mandato e não uma simples extensão do mandato anterior.  A continuidade está longe de representar qualquer acomodação. Pelo contrário, significa, acima de tudo, mais empenho, mais inovação, mais dedicação, mais comprometimento para mais resultados. Significa arejamento, reciclagem, a mobilização de novas energias e novos talentos. Significa, enfim, que vamos enfrentar os desafios dessa nova etapa ainda mais firmemente sob o signo da mudança e do avanço.

Por fim, preciso mais uma vez render uma homenagem de reconhecimento e profunda gratidão às pessoas simples do nosso povo guarapuavano e, muito particularmente, às crianças. É delas que vem a energia que alimenta a nossa vocação para a vida pública. É para elas que se dirige todo o nosso esforço de bem servir. É nelas que vejo o rosto transcendente da proteção de Deus que não canso de invocar, para que nos ilumine e fortaleça cada vez mais a paixão, o idealismo, a perseverança e a sinceridade que a luta das boas causas exige de cada um de nós.

Com essas palavras inicio meu novo mandato com minha fé renovada. Tenho certeza que vamos enfrentar juntos todos os desafios, realizando sonhos e melhorando a vida dos guarapuavanos.

Que Deus nos abençoe!

Muito obrigado.

Cesar Silvestri Filho 

Prefeito de Guarapuava

Guarapuava, 1º de janeiro de 2017.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet