Prefeitura Municipal de Guarapuava
Casa da Cultura comemora o Dia Mundial do Livro
Dia do Livro (1)

O Dia Mundial do Livro é comemorado nesta terça-feira (23) e para celebrar a data, a Secretaria de Educação, por meio da Casa da Cultura, reuniu as crianças para uma tarde de contação de histórias. O objetivo foi criar um dia ainda mais especial para os alunos que, diariamente, já são incentivados a explorarem as páginas de livros. Isso porque, ao longo de todo o ano, ações constantes buscam despertar o desejo das crianças a se aventurarem por esse universo tão rico. Uma dessas iniciativas é o Vem Ler, que desde 2013 atende estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares de Guarapuava. “São mais de 43 mil alunos já atendidos que foram sensibilizados, de alguma forma, pelo mundo mágico da literatura e das palavras. Diariamente, 120 crianças são recebidas aqui e ouvem histórias. Nos CMEIs, nós visitamos os alunos e levamos às histórias até eles”, contou a coordenadora da Casa da Cultura, Rosevera Bernardim.

E se o objetivo é multiplicar a leitura, não há limites de idade e de espaço para tornar-se um leitor. Por isso, a Biblioteca Municipal, em ações propostas pelo projeto Leve, Leia e Devolva, disponibiliza diversos exemplares literários entre os terminais de ônibus e a agência do trabalhador para que pessoas possam pegar um livro, ler e devolver. Segundo Rosevera, os materiais oferecidos no projeto são coletados em doações.

O Esqueça um livro é o terceiro projeto desenvolvido pela secretaria que dinamiza a leitura pela cidade. Inspirado no movimento cultural BookCrossing, dos Estados Unidos, a proposta atua na distribuição de livros em vários pontos como bancas e praças mensalmente. “Cada pessoa pode doar uma obra sua que já tenha lido e permitir que outra pessoa conheça essa história. Depois, esse novo leitor deixará a obra em um desses pontos multiplicando os leitores de um mesmo livro. O que não faltam aqui em Guarapuava são apaixonados por livros e iniciativas multiplicadoras desse mundo tão abundante e precioso que suas histórias nos permitem conhecer”, finalizou Rosevera.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet