Prefeitura Municipal de Guarapuava
Casa abrigo completa a rede de enfrentamento à violência contra a mulher em Guarapuava
Casa abrigo (3)

Mais um passo importante foi dado para auxiliar na quebra do ciclo da violência contra a mulher em Guarapuava. Nesta terça-feira (31), a Prefeitura de Guarapuava inaugurou a primeira casa abrigo da região Centro-Sul do Paraná, uma estrutura conquistada através do convênio 789113/13 entre a Secretaria de Políticas para as Mulheres e o Governo Federal. Agora, mulheres em risco de morte por violência doméstica, de Guarapuava e região, terão um ambiente para se abrigar, recebendo atendimento psicológico, jurídico e social.

A chegada da casa abrigo torna o cenário da rede de enfrentamento da violência contra a mulher completo pela primeira vez na história de Guarapuava. O prefeito Cesar Silvestri Filho aponta que o poder público não pode se omitir perante a realidade do município em relação aos índices de violência, destacando as diversas conquistas alcançadas para mudar a situação. “A presença de políticas públicas está salvando vidas. As mulheres contam agora com ações que promovem a quebra do ciclo da violência e a emancipação financeira, auxiliando, em longo prazo, na mudança da cultura machista e patriarcal da região. Além de começar a distanciar Guarapuava do mapa da violência no Estado”, ressalta.

A vice-prefeita e secretária de Políticas para as Mulheres, Eva Schran, destaca que esta casa abrigo, a sexta do Paraná, vai evitar que as vítimas sejam transferidas para cidades distantes. “A casa tem capacidade para acolher até 15 pessoas, entre mulheres e filhos menores, e quem for encaminhado até lá, será priorizado em políticas públicas, como cursos profissionalizantes e de moradia”, explica. A previsão de permanência no abrigo é de 90 dias podendo ser prorrogada por até 180.

Durante a solenidade, foi apresentado um vídeo da estrutura interna do prédio, pois o endereço deve ser mantido em sigilo, para a segurança dos abrigados. A casa conta com quartos, salas, copa, cozinha, lavanderia, banheiros, brinquedoteca, oratório e playground, além de vigilância 24 horas. O investimento foi de R$ 250 mil. Também participaram do evento secretários municipais e representantes das polícias, Legislativo, Judiciário, Ministério Público e entidades. 



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet