Prefeitura Municipal de Guarapuava
Carnês do IPTU 2016 serão entregues em março
carnê_iptu_2016_v2

 Os guarapuavanos terão nesse ano, duas opções para acessar o carnê do IPTU 2016. A primeira parcela do Imposto Predial Territorial Urbano vence no próximo mês e para que a população possa efetuar o pagamento em dia, a Prefeitura de Guarapuava realizará até o mês de março, a entrega dos carnês em todas as residências do município.

Para quem preferir também é possível realizar a impressão da segunda via do carnê através do site da prefeitura. “Os carnês serão entregues via correios. Caso ocorra imprevistos, a população terá a opção de imprimi-los via site”, esclarece o chefe do Departamento de Receita, Adão Alcione Monteiro.

O pagamento do IPTU 2016 poderá ser realizado de duas formas. A primeira é o pagamento à vista, que até o dia 10/03 conta com um desconto de 10% no valor do imposto. Outra opção é parcelar o valor total em até oito vezes. Atualmente, Guarapuava possui 32.216 contribuintes prediais; 6.880 isentos e 4.662 territoriais.

Para emitir a segunda via do carnê do IPTU 2016 acesse o link: http://transparencia.guarapuava.pr.gov.br:8080/cidadao/servlet/br.com.cetil.ar.jvlle.hcarnealvara?1

Pedidos de isenção do IPTU

Os contribuintes poderão protocolar requerimento solicitando isenção do IPTU entre os dias entre os dias 02/05 a 30/06, nos guichês de atendimento do IPTU no Paço Municipal.  A Lei Complementar 1.108/2001 (Código Tributário Municipal), prevê isenção para os imóveis residenciais da seguinte forma:

a)      Imóveis e edificações de até 70m² de área construída. Para usufruir desse benefício, é necessário que o contribuinte atenda os seguintes requisitos:

I – Possuir somente um único imóvel e morar com sua família nele;

II – Auferir rendimento familiar não superior a 02 salários mínimos;

III – Estar com o imóvel devidamente cadastrado no Município como sendo de sua propriedade.

b)      Imóveis residenciais de propriedade de pessoas aposentadas, pensionistas, viúvas (os) e órfãos de pai ou mãe. Para usufruir desse benefício, é necessário que o contribuinte atenda os seguintes requisitos:

I – Que recebam como única fonte de renda, benefícios de até 03 (três) salários mínimos;

II – Residir com sua família no mesmo;

III – O benificiário deverá possuir um único imóvel e estar com seu cadastro atualizado.

Conforme prevê a Lei Complementar 045/2014 são isentos do tributo IPTU, os imóveis de contribuinte de IPTU-Predial, cujo valor deste tributo especificamente seja igual ou inferior a R$ 76,78 (1,5 UFMs). Para essa situação o contribuinte será isento automaticamente e não precisará comparecer na prefeitura para solicitar a sua isenção. Assim, receberá o carnê em sua casa para simples conferência. 

Os contribuintes que quiserem solicitar a isenção, devem levar até o Paço Municipal os seguintes documentos:

– Cópia RG e CPF (pessoal e do casal);

– Certidão de casamento ou declaração de união estável; se solteiro certidão de nascimento atualizada ou certidão de averbação de divórcio;

– Certidão de óbito (se viúvo ou viúva);

– Comprovante de renda atualizado do casal – Holerite ou Declaração em cartório que não possui renda fixa ou DCB (Demonstrativo de Crédito do Benefício);

– Comprovante de que é proprietário do imóvel (escritura, matrícula atualizada);

– Contrato Minha Casa Minha Vida (se participar do programa);

– Carnê do IPTU.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet