Prefeitura Municipal de Guarapuava
Campanha de vacinação para HPV já acontece em Guarapuava
logo34

O papilomavírus humano, mais conhecido como HPV, é um vírus que pode provocar verrugas na pele, nas regiões orais, anal genital e uretra, além do câncer de colo uterino. A transmissão desse vírus acontece pela relação sexual, mas a utilização da camisinha não garante 100% de proteção. Isso por que, o HPV não precisa que a relação sexual seja completa, apenas a mucosa e a pele já podem infectar a mulher.

Desde 2014, todas as meninas na faixa etária de 09 a 13 anos podem receber a vacina contra o vírus na Rede Pública de Saúde. Em Guarapuava, a campanha já iniciou e a meta é vacinar 6.291 meninas. De acordo com Chayane Andrade, diretora da Divisão Epidemiológica do município, em 2015, foram distribuídas número suficiente vacinas do HPV para vacinar as mesmas, porém atingiu-se somente 54% da meta. “Esta não é uma vacina obrigatória, mas a gente solicita que os pais levem suas filhas para tomar, pois é uma prevenção contra doenças mais perigosas, como o câncer”, diz.

A vacina do HPV é dividida em três doses, sendo fundamental que todas elas sejam confirmadas. A estimativa da Organização Mundial de Saúde é de que 291 milhões de mulheres no mundo são portadoras do HPV. No Brasil, anualmente 685 mil pessoas são infectadas. “Precisamos conscientizar a população que a vacina é uma das formas mais eficazes na prevenção de doenças. Assim como qualquer outra, esta atua de maneira eficaz e protege de consequências mais prejudiciais”, finaliza a Diretora. 



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet