Prefeitura Municipal de Guarapuava
Governo amplia público-alvo de vacinas de HPV para adultos até 26 anos
Vacina

Municípios que tenham vacina de HPV em estoque com prazo de validade até setembro poderão, a partir de hoje (18), aplicá-la em homens e mulheres de 15 até 26 anos. Terminado o estoque que está prestes a vencer, as vacinas deverão voltar a ser administradas apenas para o público-alvo, de 9 a 15 anos.

As orientações são do Ministério da Saúde e foram aprovadas ontem (17), em Brasília, durante a reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), composta por representantes do governo federal, estados e municípios. A medida é de caráter temporário e tem, segundo a pasta, o objetivo de evitar um possível desperdício de doses que permaneçam nos estoques dos municípios.

“Em Guarapuava, todas as Unidades Básicas de Saúde já estão com as doses disponíveis. Para receber a vacina basta levar um documento de identidade com foto e a carteira de vacinação à UBS mais próxima, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h”, destaca a diretora da Divisão Epidemiológica do município, Chayane Andrade.

Os jovens precisam tomar duas doses da vacina quadrivalente, com um intervalo de seis meses para ficarem protegidos contra os quatro tipos mais comuns do vírus. A vacina HPV é segura, eficaz e é a principal forma de prevenção contra o aparecimento do câncer do colo de útero, a quarta maior causa de morte entre as mulheres no Brasil. Nos homens protege contra os cânceres de pênis, orofaringe e ânus.

Publicado em 18/08/2017.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet