Prefeitura Municipal de Guarapuava
Beto Richa e Cesar Filho inauguram base descentralizada do Graer em Guarapuava
graer (18)

O governador Beto Richa e o prefeito Cesar Silvestri Filho inauguraram, na tarde desta quinta-feira (26), a segunda base descentralizada do Graer (Grupamento Aeropolicial e Resgate Aéreo), instalada no Aeroporto Municipal Tancredo Thomaz de Faria. A aeronave, que ficará disponível 24 horas, vai atender 1,2 milhão de paranaenses todo o Centro-Sul do Estado. “Depois do que vivemos com a forte chuva que nos atingiu, o governador não se limitou em acompanhar de longe e esteve do nosso lado nesse momento tão difícil, acompanhou-me nos bairros e nas residências atingidas e não mediu esforços para ajudar. A base descentralizada do Graer é reflexo do merecimento da nossa população e do compromisso do nosso governador. É um investimento que salva vidas e preserva a segurança da população”, afirma o prefeito.

“Estou feliz e satisfeito com os bons resultados que Guarapuava apresenta e dessa parceria com o prefeito Cesar Silvestri Filho, um prefeito dedicado, com uma visão moderna da gestão pública, seriedade que traz de família e que apresenta bons projetos para garantir a presença do Governo do Estado com investimentos que atendam os interesses da população e contribuam para qualidade de vida dos guarapuavanos”, destaca o governador Beto Richa. A instalação da nova unidade da Graer, que também foi uma solicitação de associações comerciais da região, complementa as ações do PRD (Plano de Recuperação de Danos) lançado pelo prefeito Cesar para reestruturar o município e trabalhar com a prevenção de catástrofes naturais.

Além da aeronave, a unidade de Guarapuava recebe profissionais e todos os equipamentos necessários para prestar serviços de resgate aéreo (transporte de pacientes em situação de urgência e emergência e transporte de órgãos para transplante) e de segurança pública (suporte para operações policiais). A capacidade da aeronave é para dois passageiros assistidos por um médico. O Graer, que tem base em Curitiba, possui um efetivo de 41 homens, frota aérea de 6 aeronaves, sendo 4 helicópteros e dois aviões. Desde 2011, as aeronaves já auxiliaram no salvamento de mais de 1.000 pessoas. A primeira base descentralizada está sediada em Londrina, no Norte do Estado, que já realizou mais de 300 missões. Segundo o comandante geral da Polícia Militar do Paraná, Cesar Vinícius Kogut, o helicóptero do Graer tem um alcance de visão equivalente a 35 viaturas em solo e tem um raio de 30 minutos, podendo chegar a 150 quilômetros por hora. 

A solenidade de inauguração da base descentralizada do Graer teve a presença do deputado federal e secretário chefe da Casa Civil, Cezar Silvestri, prefeitos da região, autoridades estaduais, secretários municipais e vereadores. “O Graer já ajudou a salvar centenas de vidas e agora ajudará toda a população das regiões de Guarapuava, União da Vitória, Irati, Pato Branco e Francisco Beltrão, que poderá contar com um moderno e eficiente sistema de atendimento e resgate. É uma conquista de um valor inestimável”, afirma Cezar Silvestri.

 



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet