Prefeitura Municipal de Guarapuava
Belezas naturais da 2ª Caminhada na Natureza encantam guarapuavanos e visitantes
caminhada natureza (23)

O dia começou bem cedo em Guarapuava para aproximadamente 500 pessoas que participaram da 2ª Caminhada na Natureza – 1º Circuito Salto São Francisco neste domingo (22). Nem o frio desencorajou os participantes, que – com bonés, mochilas e cajados – percorreram 14 quilômetros. Passando por estradas de terra, subidas, descidas, apreciando espécies de plantas, propriedades rurais e cruzando pontes, os caminhantes tinham como destino o Parque São Francisco da Esperança, onde fica o Salto São Francisco, a maior queda d’água do sul do Brasil com 196 metros.

A concentração começou às 7h, tendo como ponto de partida a Igreja Ucraniana São Francisco, onde os participantes aproveitaram um café da manhã rural com direito a pães, queijos, linguiça, bolos, doces e geleias. As belezas naturais ao longo do percurso foram a motivação para que guarapuavanos e caminhantes de diversas cidades do Paraná, outros estados e até da Colômbia (que vieram pela segunda vez) participassem do evento. A técnica em segurança Daniele Suss, 34 anos, que mora atualmente em Ponta Grossa, aproveitou cada momento. “Tinha combinado com um grupo de amigos, mas na hora de sair acabaram desistindo, porém eu tinha que vir. Uma das minhas metas para esse ano era conhecer o Salto São Francisco. Estou animada”, relata.

Não faltaram participantes veteranos completando o percurso da caminhada promovida pela Prefeitura de Guarapuava, Instituto Emater e AMPR (Associação dos Moradores e Produtores Rurais do Distrito do Guairacá). Foi o quarto percurso que Sandro Jairo Pissi, 50 anos. Ele participou do circuito Vale do Jordão em Guarapuava ano passado e outras caminhadas nas cidades de Santa Maria e Manoel Ribas. “Foi uma boa iniciativa, pois movimenta o turismo entre os moradores da nossa cidade e visitantes”, aponta ele. O segurança, que saiu logo no primeiro grupo, também destaca que esse é um bom modo de se manter em movimento e cuidar da saúde.

Famílias inteiras também estavam entre os participantes. A guarapuavana Marcia Edling, 39 anos, estava com os filhos Camila, 13 anos, Felipe, 10, e Isabela, 7. “Nossa família gosta de fazer caminhadas e por isso resolvemos participar. Foi um percurso cansativo, mas muito legal”, conta a professora. Junto com eles estavam Ormi Araújo, 38 anos, e a filha Aline, 7. “Soubemos que a caminhada do ano passado foi muito boa e ficamos com vontade de participar. Foi muito legal e queremos voltar”, declara a secretária escolar.

Já segurando seus casacos e proteções contra o frio, os caminhantes completaram o trajeto contemplando o Salto Francisco. Após foi servido um delicioso almoço rural. Os participantes também puderam adquirir produtos coloniais na feirinha montada para o evento. “A 2ª Caminhada na Natureza, que está registrada na Associação Anda Brasil e na IVV [Federação Internacional de Esportes Populares], sediada na França, foi um sucesso, movimentando o turismo e contribuindo com a valorização do trabalho dos agricultores familiares”, avalia o diretor do Departamento de Turismo, da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, Marcio de Sequeira. Também contribuíram com o evento equipes das secretarias municipais de Agricultura, do Meio Ambiente, de Esportes, de Educação e Cultura, de Assistência Social, de Saúde e de Administração e da Surg, além do Sesc, Unicentro, RPC TV, Cooperativa C. Vale e Escoteiros.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet