Bairro Industrial receberá atividades do Programa Mulher Alerta

03/06/2019

Após três meses de atividades intensas e amplo envolvimento com a comunidade, a Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, finaliza a etapa do programa Mulher Alerta, no bairro Boqueirão. Agora, é a vez da comunidade do bairro Industrial receber as atividades intensas da equipe da secretaria, no dia 7 de junho, às 13h. Em clima de copa do mundo de futebol feminino, a equipe estará de verde e amarelo desenvolvendo uma programação especial na Escola Total. O objetivo é seguir atuando na ampliação do acesso às políticas públicas de combate à violência contra as mulheres nos bairros da cidade, além da conscientização para as denúncias de violência. “Essa aproximação com a comunidade é primordial para garantirmos a qualidade no atendimento. Além de mostrar para as mulheres, que porventura estejam sofrendo violência, que elas não estão sozinhas”, afirmou a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Priscila Schran.

A tarde contará com jogo de futsal feminino, chute ao gol, distribuição de brindes, apresentações culturais, oficinas de abayomi (artesanato de boneca afro-brasileira), autoconhecimento do parto e ginecologia natural e distribuição de mini arranjos de flores. Também serão ofertados serviços como orientações jurídicas, psicológicas, nutricionais, dicas de estética, hidratação da pele, pilates, massagem relaxante, spa das mãos, manicure, design de sobrancelhas, entre outros.

Para que a etapa no bairro Boqueirão fosse concluída com sucesso, a secretaria buscou a união de forças e parceiros importantes, como a Rede de Enfrentamento à violência contra a Mulher e instituições do bairro. Durante os três meses de ações, mais de 2 mil pessoas receberam formação e treinamento do CRAM (Centro de Referência em Atendimento a Mulher em situação de Violência). Nesses encontros foram apresentados os serviços oferecidos pela Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, os tipos de violência contra a mulher, além de orientações sobre como agir quando estes casos ocorrem. Entre as várias ações desenvolvidas, o projeto Maria da Penha nas Escolas é um dos destaques. “Esse projeto envolveu professores, servidores, pais, mães e crianças. Todo mundo comprometido com a construção de uma família sem conflitos permeados por violência. Aprendemos todos juntos”, relatou Priscila.

Nesse período, os serviços da secretaria envolveram as UBS do Boqueirão, Tancredo, Campo Velho e Concórdia; o CRAS IV; os colégios estaduais Cesar Stange e Liane Marta da Costa; escolas municipais Hipolita Nunes Oliveira e Dalila Haenish Teixeira; coordenadores das pastorais e movimentos da igreja Católica e Assembleia de Deus do bairro; além de agentes da Pastoral da Criança.

Publicado em: 03/06/2019