AVISO DE PAUTA – Programa Melhor em Casa completa cinco anos

29/05/2019

Há cinco anos, o programa Melhor em Casa vem oferecendo atendimento especializado, humanizado e de qualidade na residência dos guarapuavanos. O serviço atende pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas de sair de sua casa para chegar até uma unidade de saúde ou estejam em situações nas quais a internação domiciliar seja mais indicada para o tratamento.

“Desde o início da nossa gestão, priorizamos e incentivamos programas na área de saúde que fazem a diferença no dia a dia da população. O Melhor em Casa vem atender essa expectativa de forma eficiente, pois proporciona atendimento qualificado e humanizado, com segurança e perto das famílias. Além de tantos benefícios, ajuda a reduzir as filas nos hospitais, uma vez que a assistência alivia o número de internamentos nos leitos médicos e abre vagas para que outros pacientes sejam atendidos”, avaliou o prefeito Cesar Silvestri Filho. “Temos a certeza que esse programa está fazendo a diferença na área da saúde em Guarapuava”, acrescentou.

Para celebrar a data, a Secretaria de Saúde promoverá um evento nesta quinta-feira (30), na Faculdade Guairacá, às 19h. Implantado em 2014, o programa é uma parceria da Prefeitura de Guarapuava e o Ministério da Saúde. Já foram atendidos 1.058 pacientes no conforto do lar, o que contribui com a redução do tempo de internamento dos pacientes, assim disponibilizando mais leitos nos hospitais e nas Unidades de Pronto Atendimento.

O programa foi um dos três selecionados no Paraná pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Com isso a equipe vai participar de oficinas, simpósios e visitas técnicas a outras unidades. “A partir dessas oficinas, vamos fazer procedimentos mais complexos dentro do domicílio e isso traz ainda mais excelência ao serviço”, afirmou a coordenadora do Programa Melhor em Casa, Maria Theresa Melhem Pellissari.

O programa, que atende pacientes oncológicos, com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica, conta com uma equipe multidisciplinar. Quem precisa de atendimento chega até o programa através das Unidades Básicas de Saúde e hospitais. “O Melhor em Casa não atende apenas o paciente. O cuidador ou familiar responsável recebe orientações e acompanhamento psicológico, ajudando ainda mais na recuperação do paciente. O programa ainda promove encontros para os cuidadores proporcionando a troca de experiências entre os mesmos”, finalizou Maria Thereza.

Serviço: Cinco anos do Programa Melhor em Casa

Data: Quinta-feira (30/05)