Prefeitura Municipal de Guarapuava
Atletas guarapuavanos integram o Programa Talento Olímpico do Paraná
lancamento projeto top 2016 (25)

Nesta quinta-feira (26), a Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo lançou o programa Top 2016 (Programa Talento Olímpico do Paraná) em Guarapuava, reunindo alunos atletas e professores de 80 municípios que vão receber bolsas de auxílio financeiro. O prefeito Cesar Silvestri Filho aponta a importância do programa governamental, que, desde 2011, tornou-se referência nacional ao incentivar atletas de alto rendimento em todas as modalidades esportivas. “O esporte é um dos formadores integrais do ser humano, principalmente na superação de dificuldades. Com este programa, o Governo do Estado consolida sua política esportiva possibilitando aos atletas se dedicarem e aprimorar seus talentos. Tenho certeza que, a partir deste programa, futuramente teremos ainda mais orgulho dos atletas guarapuavanos”, enfatiza.

O TOP foi criado em 2011 para fazer do Paraná referência em todas as modalidades esportivas para as Olimpíadas e Paralimpíadas do Rio de Janeiro. Neste ano, serão beneficiados 1.600 alunos atletas e técnicos esportivos profissionais do estado, que vão receber bolsas de R$ 150 a R$ 4 mil, determinadas pelas cinco categorias dos atletas. De Guarapuava, foram contempladas 14 pessoas, selecionadas a partir dos Jesps (Jogos Estudantis da Semana da Pátria), dos Jogos Escolares do Paraná e dos rankings das federações. O atirador esportivo Rodrigo Bastos, que representou Guarapuava nos Jogos Pan Americanos de Toronto, foi selecionado para o TOP Olimpo. O paratleta medalhista de prata no tênis de mesa do Parapan de Toronto, Welder Knaff, e o ciclista Paulo Cesar Cavalheiro, campeão brasileiro junior, foram classificados na categoria TOP Nacional. Um aluno atleta do ciclismo e uma de judô, na categoria TOP Escolar; além de oito alunos e um professor, no TOP Formador.

Há três anos, Maria Eduarda dos Santos pratica atletismo. Ela, que treina 75, 100 e 250 metros, representou Guarapuava na equipe de revezamento na última edição dos Jogos Escolares do Paraná. Aos 13 anos, vai ganhar uma bolsa de TOP Formador. “Eu tenho certeza de que, com a bolsa, vou treinar ainda mais, pois sei que o nível das competições vai aumentar. Com o dinheiro eu pretendo comprar materiais esportivos para seguir firme e forte nos treinos”, conta.Também participaram da solenidade, que aconteceu na Faculdade Guarapuava, o secretário do Estado do Esporte e do Turismo, deputado Douglas Fabricio, o secretário municipal de Esportes e Recreação, Celso Góes, e a deputada estadual Cristina Silvestri.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet