Atividades desenvolvidas nos CMEIs compõem a 1ª Mostra de Materiais Pedagógicos da Educação Infantil

26/11/2015

O dia começou animado no Paço Municipal de Guarapuava. Os 15 CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) promoveram a 1ª Mostra de Materiais Pedagógicos da Educação Infantil, com brincadeiras, contação de histórias e exposição de diversos trabalhos, envolvendo crianças e a comunidade. “Nosso intuito é que as pessoas possam conhecer como é um dia no CMEI. Também queremos evidenciar que o trabalho do CMEI vai além do cuidar. As atividades e brincadeiras tem papel fundamental, possibilitando às crianças aprenderem sobre o mundo e construírem suas identidades sociais”, esclarece a secretária de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy.

A apresentação do teatro “A dona baratinha”, do CMEI Lar Escola Retiro Feliz, envolveu 15 alunos que aprenderam sobre as regiões do Brasil e também as comidas típicas. O CMEI João Paulo II, do Morro Alto, mostrou o projeto de reciclados, que ensinou aos alunos sobre a separação dos resíduos sólidos. Foi realizado um desfile, com roupas customizadas a partir dos materiais reciclados. A idealizadora do projeto, professora Lucilene Vieira, contou que os alunos também recolheram reciclados em suas casas e levaram na Feira Solidária para trocar por alimentos.

Também, na manhã desta quinta-feira (26), a professora Marilze de Fátima Weber se caracterizou para brincar com os alunos. A proposta do CMEI Acyr Loures Pacheco, do bairro Santana, foi apresentar a importância das histórias como meio lúdico. As crianças aprenderam sobre as cores no conto “O Castelo Azul” e brincaram ao som de músicas e dos personagens de Marilze. Para a secretária Doraci, a mostra socializa as diversas atividades desenvolvidas ao longo do ano, a partir das formações que as educadoras infantis receberam da equipe pedagógica da Secretaria de Educação e Cultura.