Prefeitura Municipal de Guarapuava
Após conclusão, Plano de Mobilidade Urbana será encaminhado à Câmara de Vereadores
Entrega do Plano de Mobilidade (14)

Construído por muitas mãos, o Plano de Mobilidade Urbana foi finalizado e entregue à equipe da Setran (Secretaria de Trânsito e Transportes) nesta quinta-feira (31), no auditório da Secretaria. Após oito meses de desenvolvimento pela Urbtec, juntamente com o poder público e a sociedade civil organizada, o Plano completo foi apresentado e seguirá agora para a Câmara de Vereadores para aprovação. “Quando ouvimos a comunidade aumentamos as nossas chances de acertar. Agora, temos a opinião de muitos guarapuavanos em nosso Plano de Mobilidade que vai melhorar a condição de trânsito, tráfego e acessibilidade da nossa cidade”, destacou o vice-prefeito, secretário de Obras e de Turismo, Itacir Vezzaro.

Com o Plano, o município dá mais um passo em direção ao desenvolvimento ao planejar, de forma técnica, a mobilidade para os próximos 15 anos.“Este é um momento importante, um legado que vamos deixar para os próximos anos, pois pela primeira vez a sociedade se reuniu para discutir a mobilidade de Guarapuava. Quando este planejamento for para Câmara, os vereadores terão toda possibilidade de analisar o plano e discutir suas bases para aprovação”, explicou secretário de Trânsito e Transportes, Airson Horst.

As propostas apresentadas envolvem diversos modais em graus de prioridade: pedestres, ciclistas, transporte coletivo e automóveis. Todas, elaboradas a partir de estudos e análises técnicas, além de audiências públicas e oficinas com participação popular. “Temos que conectar as características locais com o que as pessoas querem para o município. O plano ficou bom porque teve a interação de toda a cidade. As chances de êxito são maiores quando se tem uma integração de ideias”, afirmou o diretor da Urbtec, Gustavo Taniguchi.

Entre as principais considerações, o Plano identifica melhorias nos deslocamentos entre os terminais e as universidades, além de reestruturações no sistema viário, como intersecções, alargamento de vias urbanas, implantações de semáforos e rotatórias, por exemplo. As ações têm projeção para curto, médio e longo prazo.

Considerando que as ideias agora poderão se tornar lei, o presidente da Associação de Moradores do bairro Primavera, Joel Ferrando, declarou estar feliz em saber que mudanças poderão ser feitas na sua comunidade. “ Eu acredito que os resultados serão ótimo, pois o plano foi bem planejado e nós, moradores, fomos ouvidos”, elogiou.

Para conferir o Plano de Mobilidade Urbana completo, clique aqui.

Publicado em: 31/10/2019



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet