Aplicativo Cuidar auxilia na prevenção e tratamento do câncer de mama, colo de útero e próstata

13/11/2018

Uma nova tecnologia em prol da saúde. A Faculdade Guairacá, Prefeitura de Guarapuava e Centro de Oncologia do Hospital São Vicente apresentaram o aplicativo Cuidar. Através dessa nova ferramenta, é possível obter informações sobre a prevenção e o cuidado com o câncer de mama, próstata e colo de útero, além de disponibilizar o endereço de todas as UBS do município e o fluxograma de atendimentos.

“Já temos o aplicativo Fala Saúde, voltado para consultas e agendamentos. Agora, o Cuidar surge como uma nova ferramenta para ajudar na prevenção e nos cuidados com o câncer de mama, colo de útero e de próstata, com informações simples, claras e acessíveis a todos. Será mais fácil conseguirmos salvar vidas, que é nosso objetivo principal”, afirmou o secretário de Saúde de Guarapuava, Celso Góes.

No aplicativo, existe uma aba com informações de como fazer o autoexame do câncer de mama, os sintomas e o tratamento. Além disso, se você escolher o ícone do homem, na página inicial do aplicativo, será direcionado para a prevenção, sintomas e tratamento do câncer de próstata. “No decorrer deste ano, o município teve 25 mortes por câncer de mama ou colo do útero. São números altos se considerarmos que a doença é curável, caso diagnosticada precocemente, por isso a importância desse aplicativo. Além de auxiliar os pacientes com câncer já diagnosticado, ajuda também a prevenir novos casos”, reforçou a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Priscila Schran.

“Queremos atingir toda comunidade que tenha em algum momento dúvidas sobre o câncer de mama, colo de útero e de próstata, oferecendo repostas verídicas que muitas vezes não é o que encontramos na internet. As informações contidas no aplicativo fazem parte do padrão divulgado pela secretária de saúde”, destacou a coordenadora de Clinicas Integradas da Faculdade Guairacá, Bianca Raquel Garcia. O lançamento aconteceu na noite desta segunda-feira (13), no auditório da faculdade.

Passo a Passo

1. Acesse, no seu celular, a loja de aplicativos, pesquise por “Cuidar Guairacá” e clique em instalar;
  2. Depois, acesse o aplicativo e escolha se você quer informações sobre homem ou mulher;
  3. É só utilizar.

Publicado em: 13/11/2018