AMPDS divulga Campanha de Combate à Hanseníase

26/05/2015

A Prefeitura de Guarapuava promove, esta semana, a Campanha de Combate à Hanseníase. Nesta terça-feira (26), uma equipe do AMPDS (Ambulatório Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária), da Secretaria Municipal de Saúde, realizou abordagens no Calçadão da XV e em lojas, orientando a população sobre a doença e distribuindo materiais informativos. Os interessados podem fazer exames em todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) e no Cisgap.

“A hanseníase é uma doença que pode atingir pessoas de qualquer idade. Nós realizamos a campanha para chamar a atenção da população para os sintomas, como caroços ou inchaços em partes frias do corpo, manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas com diminuição ou perda da sensibilidade, áreas com diminuição ou perda de pêlos e suor. Também orientamos sobre onde e como realizar o tratamento, que é gratuito”, afirma a fisioterapeuta e coordenadora do AMPDS, Elisa Katayama. “O objetivo é diagnosticar precocemente a doença para que as pessoas infectadas possam fazer o tratamento, que dura aproximadamente 12 meses”, acrescenta.