Ambulatório de Curativos Especiais é exemplo para Ponta Grossa

02/09/2015

Todos os dias, cerca de 25 pacientes passam pelo Ambulatório de Curativos Especiais em busca de tratamento. Com esse serviço especial na área de saúde, Guarapuava tornou-se referência para a região no tratamento de feridas, despertando interesse em outros municípios do Paraná. Nesta quarta-feira (02), enfermeiras Michele Rodrigues e Karla Queiroz da Secretaria de Saúde de Ponta Grossa visitaram o local para conhecer a estrutura, técnicas utilizadas e o funcionamento.

“Estamos estruturando o programa em Ponta Grossa Houve a capacitação dos enfermeiros que atendem nas unidades de saúde e viemos com a intenção de obter informações. A implantação ainda será este mês”, explica a enfermeira da Atenção Primária da Secretaria de Saúde de Ponta Grossa, Michele Rodrigues. “Queremos com a visita ver como é o fluxo de atendimentos e saber um pouco da experiência das profissionais para levar até os nossos pacientes esse mesmo cuidado humanizado”, diz a enfermeira Karla Queiroz.

O Ambulatório de Curativos atende infecção ou trauma cirúrgico de alta complexidade, como esmagamentos, úlceras e queimaduras. “Receber profissionais de outros lugares é o reconhecimento do trabalho que a Prefeitura de Guarapuava vem realizando na área de saúde no município, levando à população um tratamento digno”, diz a responsável pelo ambulatório em Guarapuava, Rosangela Rech. O presidente da Câmara de Vereadores, João Napoleão, acompanhou a visita e enalteceu ações desenvolvidas na gestão municipal. “O prefeito Cesar Filho é um gestor que preza pelo cuidado e carinho com as pessoas. A maior obra que ele administra é o ser humano e podemos perceber que, quando programas nossos tornam-se referência para outros, é que estamos no caminho certo”, ressalta.

O aposentado Sebastião Ramos Veber, desde dezembro do ano passado estava sofrendo com uma feriada no tornozelo. “Passava remédio por conta e sempre piorava, achei que não tinha mais jeito. Até que um dia uma atendente de farmácia indicou este ambulatório, disse que sua mãe tinha sarado de uma infecção bem grave. Estou fazendo o tratamento e em duas sessões já vi uma grande melhora”, conta o morador do bairro Santana. Mesmo sentimento de satisfação pelo tratamento é vivenciado por João Maria Gonçalves, do Distrito do Guairacá, que depois de uma cirurgia perdeu a circulação nas pernas, causando graves feridas. “Estou a quatro meses fazendo os curativos e já estou em fase de finalização. Fui encaminhado pra cá pelas enfermeiras do posto de saúde e agora vejo que o tratamento deu certo”, finaliza.

O Ambulatório de Curativos Especiais fica na rua Benjamin Constant, nº 16, Centro. O telefone para agendamento e encaminhamento é (42) 3622-1368.  O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 13 às 17h.