Alunos de escolas municipais visitam exposição sobre ficção científica

21/10/2014

Na manhã desta terça-feira (21), o Centro de Artes e Criatividade Iracema Trinco Ribeiro recebeu alunos da Escola Municipal Padre Estanislau Cebula. O grupo visitou a exposição Steampunk, do gênero ficção científica. Os objetos integram o acervo das Lojas Paraná – Conselho do Steampunk, que traz peças históricas, como um retroprojetor de 1880. Para o historiador André Felipe W. Leite, o contato com o gênero de ficção instiga a criança a querer saber mais sobre o passado. “Boa parte das peças tem relação com o dia a dia delas, como os meios de comunicação. Falamos sobre as mudanças tecnológicas e como esse desenvolvimento foi acontecendo”, destaca.

Livros de literatura Steampunk, de autores nacionais e internacionais, também fazem parte do acervo. “A exposição vai dar suporte ao conteúdo do bimestre. Estamos trabalhando sobre os meios de comunicação. Aqui puderam verificar um pouco mais da história e entender que tudo teve uma evolução”, comenta a  professora do 4º ano, Cristina Couto. O aluno João Samuel Luy disse que já conhecia algumas peças. Já Pedro Toczek tem interesse em ser um historiador e praticar a ciência para explorar o mundo. A mostra, que finalizou nesta terça-feira, faz parte da programação do FCírculo, da Unicentro. O evento tem o apoio da Prefeitura de Guarapuava. Turmas de várias escolas municipais prestigiaram a exposição.